🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Light tem prejuízo de R$5,67 bi em 2022 e monta estratégia para manter operações

Publicado 29.03.2023, 08:51
© Reuters.
LIGT3
-

SÃO PAULO (Reuters) - A companhia de eletricidade Light (BVMF:LIGT3) encerrou 2022 com um prejuízo líquido de 5,67 bilhões de reais ante lucro de cerca de 400 milhões em 2021, devido ao impacto de provisões pela devolução bilionária de créditos fiscais e a complexidades próprias de sua concessão.

Em balanço anual publicado na noite de terça-feira, a empresa, responsável pela distribuição de energia a 31 municípios do Rio de Janeiro, reconheceu que está em "situação operacional e financeira complexa", em razão de seu elevado endividamento, geração de caixa insuficiente para honrar compromissos e alto índice de furtos de energia, que reduzem a receita.

Em 2022, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) da empresa foi negativo em 1,18 bilhão de reais, revertendo a cifra positiva de 1,82 bilhão de um ano antes, em função de provisões para devolução de créditos fiscais.

Diante disso, a companhia disse que está montando uma estratégia para manter a continuidade de suas operações até a renovação de seu contrato de distribuição, que expira em 2026.

A ideia é antecipar o processo de renovação da concessão, disse o presidente-executivo, Octavio Pereira Lopes, em mensagem que acompanha o balanço.

"Nós iniciamos discussões com a Aneel e o Ministério de Minas e Energia em busca da renovação antecipada em bases que garantam a sustentabilidade da concessão e do nosso negócio. A renovação precisa levar em consideração as particularidades do Rio de Janeiro, especialmente em relação às perdas não técnicas em áreas de severa restrição operacional e a altíssima reincidência no furto de energia e inadimplência em áreas convencionais."

A proposta está em linha com o que vem sendo discutido também para a Amazonas Energia, outra distribuidora em situação difícil, como publicou a Reuters. Os dois casos vêm pressionando o novo governo a buscar rapidamente uma solução definitiva para reverter a piora das concessões, que em um dos casos pode até culminar em caducidade.

Segundo a administração da Light, enquanto a concessão não é renovada, foram traçadas estratégias para manter a continuidade das operações. As iniciativas envolvem, por exemplo, a utilização de recursos oriundos de vendas de ativos, obtenção de extensão de prazos de pagamento junto a fornecedores e credores, captações em bancos ou mercado de capitais, aumento de capital, redução de investimentos que não prejudiquem as operações e atuação nos âmbitos regulatório e jurídico/legal.

© Reuters. Logo da companhia de eletricidade Light, na B3 
25/07/2019
REUTERS/Amanda Perobelli

"Para ajudar e assessorar a companhia a lograr as diversas estratégias mencionadas acima, a administração contratou uma série de consultores, assessores legais, regulatórios e financeiros", disse a Light.

O indicador dívida líquida/Ebitda da Light encerrou 2022 em 3,3 vezes ante limite de 3,5 vezes para fins de critérios de cumprimento estabelecidos em acordos de financiamento.

(Por Letícia Fucuchima)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.