Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Log CP quer voltar a aumentar lucro com Selic e dívida mais baixas, diz CEO

Publicado 03.08.2023, 21:13
Atualizado 03.08.2023, 21:15

Por Patricia Vilas Boas

(Reuters) - A Log Commercial Properties (BVMF:LOGG3) quer reverter a queda anual observada no lucro líquido dos últimos trimestres e para isso aposta na redução da dívida a partir da venda de ativos e na perspectiva de juros mais baixos, disse o presidente-executivo da empresa, Sérgio Fischer, à Reuters nesta quinta-feira.

A empresa de construção, venda e locação de galpões logísticos de alto padrão tem observado declínios nos ganhos de lucro trimestral nas comparações ano a ano, impactada por fatores como a alta dívida e a diminuição dos investimentos (capex) da empresa em meio ao cenário de juro elevado, disse o executivo.

"Fomos pegos aí com uma taxa de juros alta, por um período mais longo do que imaginava, e maior do que imaginava", disse Fischer. "Acabou pesando um pouco o balanço", acrescentou.

"A gente tomou no início do ano uma postura mais conservadora em relação a novos investimentos por conta do momento que a gente estava vivendo, e (se) você reduz um pouco a atividade de novos negócios, você acaba também reduzindo o lucro que vem dessa atividade."

A Log CP reportou nesta quinta-feira lucro líquido de 44 milhões de reais no segundo trimestre, queda de 60,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

No primeiro trimestre deste ano, o recuo ano sobre ano foi de 78%, enquanto nos últimos três meses de 2022, o declínio foi de 49,1% na mesma base de comparação.

A empresa vendeu desde maio deste ano 1,2 bilhão de reais em ativos, e grande parte desses recursos provenientes das vendas tem sido destinada à redução da dívida líquida.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O indicador de alavancagem dívida líquida sobre patrimônio líquido da Log CP estava no fim de junho em 32,1%, queda de 3,3 pontos percentuais ante março. O cronograma de amortização da dívida prevê pagamento de 159,3 milhões em 2023, enquanto os maiores desembolsos ocorrerão em 2026 e 2027.

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) do segundo trimestre também caiu na base anual, para 70,4 milhões de reais, contra anteriores 147,4 milhões de reais.

Com a perspectiva de queda dos juros, após a redução da Selic em 0,5 ponto percentual, para 13,25% ao ano, e o que chamou de "reciclagem", uma estratégia de venda de ativos prontos a terceiros com a manutenção da gestão pela Log, Fischer prevê que os resultados da empresa subam.

"Isso é claro que vai dar uma queda relevante no custo da dívida, porque nossa dívida, a grande maioria dela, está 'linkada' ao CDI, isso somado à uma queda de taxa de juros rápida, que o mercado está prevendo, vai nos dando mais fôlego na despesa financeira, reduzindo drasticamente a despesa financeira e o resultado com certeza vai aumentar", afirmou.

Ele também citou uma demanda forte e a tendência de alta do comércio eletrônico no Brasil como um viés positivo para a Log, que tem entre seus clientes as companhias do setor Mercado Livre (NASDAQ:MELI), Amazon (NASDAQ:AMZN) e Shopee.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.