Lucro do Santander Brasil dispara no 2º tri com ganho de reversão tributária

Lucro do Santander Brasil dispara no 2º tri com ganho de reversão tributária

Reuters  | 30.07.2015 10:16

Lucro do Santander Brasil dispara no 2º tri com ganho de reversão tributária

Por Aluísio Alves e Guillermo Parra-Bernal

SÃO PAULO (Reuters) - O lucro do Santander Brasil (SA:SANB11) deu um salto no segundo trimestre, influenciado por uma reversão de provisão tributária bilionária no período.

De abril a junho, o maior banco estrangeiro no Brasil teve lucro societário de 3,881 bilhões de reais, muito acima dos 527,5 milhões reportados em igual etapa de 2014. No trimestre, o Santander Brasil teve impacto líquido positivo de 3,2 bilhões de reais oriundo da reversão de uma provisão fiscal relativas à Cofins.

Desconsiderando eventos não recorrentes, o lucro foi de 1,675 bilhão de reais no trimestre, alta de 16,6 por cento sobre mesma etapa de 2014.

No fim de junho, a carteira de crédito ampliada do Santander Brasil somou 321,6 bilhões de reais, aumento de 15 por cento na comparação anual, com destaque para o salto de 28,7 por cento na linha grandes empresas. Na base sequencial, porém, houve retração de 1 por cento.

Os empréstimos para financiamento ao consumo tiveram retração de 4,1 por cento em 12 meses, enquanto a dirigida a empresas médias e pequenas, segmento que foi alvo de lançamento de uma plataforma pelo Santander Brasil em abril, subiu apenas 0,3 por cento, também no comparativo anual.

Em contrapartida ao aumento dos financiamentos, a qualidade da carteira piorou, com o índice de inadimplência acima de 90 dias subindo a 3,2 por cento, após três quedas seguidas. Um ano antes, o índice tinha sido de 4,1 por cento.

Como consequência, a despesa do banco com provisão para perdas com calotes subiu 21 por cento ano a ano e 15,5 por cento na base sequencial, para 2,97 bilhões de reais.

Esse aumento de provisões ofuscou em parte a alta de 11,9 por cento da margem financeira, a 7,48 bilhões de reais, que inclui os ganhos do banco com operações de crédito.

O banco teve no trimestre uma rentabilidade sobre o patrimônio líquido (ROE) de 12,8 por cento, estável sobre o trimestre anterior e acima dos 11,6 por cento do segundo trimestre de 2014.

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.