Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Fundo soberano norueguês veta aporte em Vale e Eletrobras por Brumadinho e Belo Monte

Publicado 13.05.2020, 08:58
Atualizado 13.05.2020, 17:35
© Reuters. .

Por Gwladys Fouche e Terje Solsvik

OSLO (Reuters) - oi marO fundo soberano da Noruega, que administra mais de 1 trilhão de dólares, decidiu excluir de sua carteira investimentos as brasileiras Vale (SA:VALE3) e Eletrobras (SA:ELET3) por decisão de seu conselho de ética, associada a questões ambientais e de direitos humanos.

O veto à mineradora veio após uma avaliação sobre riscos de danos ao ambiente e como resultado de repetidas falhas em barragens da Vale, como o rompimento de uma estrutura em Brumadinho (MG) no ano passado, que deixou centenas de mortos.

Já a Eletrobras foi excluída por "inaceitável risco de que a companhia contribua para sérias ou sistemáticas violações de direitos humanos", o que foi relacionado pelo conselho executivo do fundo ao papel da estatal no desenvolvimento da polêmica hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

"As decisões de exclusão pelo Conselho Executivo foram baseadas em recomendações do Conselho de Ética", disse em nota o banco central norueguês, responsável pelo fundo soberano.

O fundo, criado em 1996, visa poupar para gerações futuras as receitas da Noruega com a produção de petróleo e gás. Está entre os maiores investidores do mundo, possuindo cerca de 1,5% de todas ações listadas globalmente.

Opera sob diretrizes éticas definidas pelo Parlamento e exclui da carteira empresas que não as respeitam. É frequente que seus movimentos sejam seguidos por outros fundos.

Nesta quarta-feira, o fundo informou que levou um longo tempo para vender as ações de diversas das empresas excluídas devido à situação do mercado, incluindo a liquidez em algumas ações. Os mercados têm passado por momentos de turbulência devido ao novo coronavírus.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O conselho de Ética do fundo recomenda a exclusão de empresas que não respeitam suas diretrizes. O conselho do banco central da Noruega então decide quando agir.

A Eletrobras disse que "respondeu todos questionamentos enviados pelo Fundo Soberano da Noruega e se colocou à disposição para esclarecer as dúvidas". A estatal ainda defendeu que "tem tomado importantes passos estratégicos para fortalecer ainda mais seus compromissos e práticas de direitos humanos."

A Vale recusou-se a comentar.

O fundo também pode reverter as exclusões se as empresas resolverem os problemas levantados.

CARVÃO

Os noruegueses também estão excluindo do portfólio do fundo algumas das maiores empresas de commodities do mundo, incluindo Glencore (LON:GLEN) e Anglo American (LON:AAL), devido à sua produção e uso de carvão.

Destacando o crescente papel de considerações climáticas sobre investidores de longo prazo, o fundo também está excluindo a elétrica alemã RWE, a empresa petroquímica sul-africana Sasol e a firma holandesa de energia AGL Energy devido ao uso de carvão.

Outras companhias foram colocadas sob observação para possível exclusão posterior caso não tratem a questão do uso de carvão, disse o fundo, citando BHP, Uniper, Enel (MI:ENEI) e Vistra Energy.

A Enel disse em nota que desenvolve seus negócios em linha com o acordo de Paris, que busca limitar a alta na temperatura global a 1,5 graus Celsius e reduzir emissões líquidas a zero até 2050.

(Por Ismail Shakil em Bangalore, Terje Solsvik e Gwladys Fouche em Oslo, com reportagem adicional de Luciano Costa em São Paulo)

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Vou fingir que acredito na justificativa. Porque só saíram agora?
Vendi por esse comentario... tnc
recupera
depois que vendem tudo, aí avisam que saíram. kkkkk. cadê avisa antes de sair. duvido.
depois q vende anuncia, pra recomprar mais barato depois. vendo não
O mundo continuará precisando da Vale e cada vez mais, então não faz diferença nenhuma.
O mundo não precisa da vale. há inúmeras outras mineradoras por aí , bem como jazidas por explorar.
Não é só minério de ferro. A Vale é a maior produtora de níquel usada entre outras coisas nas baterias veiculares, aço inoxidável, etc. Em minério é o de melhor qualidade no mundo...vai estudar...
Bela merda !! O que ele compra é ativo de Vale e de Elet é feito no mercado secundário (mercado aberto)  ! Se fizesse aportes nas OPAs aí sim estaria afetando diretamente a empresa ! Este tipo de especulador nada de produtivo traria para duas das nossas melhores empresas !!
a Noruega continua caçando baleias? Só pra saber mesmo.
se não vai contribuir, fica calado
por mais q seja irrelevante e doentia essa pergunta. a resposta é não
Noruega adora dizer que e o paiz mas etico do mundo .fezem muita besteira principalmente com o Brasil. o povo la e bem assistido pelo governo. essa noticia e irrelevante. ja fizeram coisas piores conosco e as poucas mudancas geradas em nossa bolsa durou pouco tempo..Enfim!!! isso nao preocupa..
o dinheiro é deles , eles investem a onde quiserem , simples.
Acho que o verdadeiro motivo são outros. Talvez os efeitos da atual política do governo gerando instabilidades e insegurança para investidores em relação ao Brasil.
Certamente é decisão política, existe violação mais séria do que o uso de mão de obra escrava praticada pelo Partido Comunista Chinês? Estão falando de preservação de meio ambiente, olhem para a China, maior poluidor do mundo, grande exportadora de morte e atraso social.
a China teve uma redução drastica em suas emissões de gás carbono. vc tá errado no seu ponto.
 enquanto não reduzirem são os maiores poluidores do mundo, entendeu.
Se for olhar isso, então os EUA e Índia não devem receber investimentos tbm, pois ocupam o 2° e 3° lugar de países poluidores, bem de perto da China.
Hidrelétrica não gera uma energia tão pura e inocente assim. Basta citar o processo de licenciamento ambiental. São áreas imensas à serem alagadas. Índios, especies nativas de flora e fauna... Cansei de ouvir falar que Itaipu seria inviável ambientalmente hoje em dia. depois de instalada, tudo bem, o processo de geração de energia é limpo. mas o custo social e ambiental da instalação é imenso. no fim sou a favor, desde que tudo seja mitigado, que as famílias recebam indenização mais que suficiente para recome"ar suas vidas em outro lugar, que os animais sejam transferidos, etc. o custo para fazer bem feito e a técnica, meio que tornam isso impossível no Brasil, onde falta dinheiro e sobram interesses.
como fazer o omelete sem quebrar os ovos.
Nenhuma empresa chinesa excluída, interessante!
a base da matriz energética brasileira é a hidroeletricidade. Simples fluxo das águas por diferença de cotas! Esses caras vão nos policiar?? Pura manipulação ideológica, querem manter a repressão ao crescimento econômico.
bem vindo ao seculo 21 onde todos os mercados são globais e tudo de bom ou ruim repercuti no mundo todo
A questão não é a matriz energética, pois as grandes potências e principalmente os países em desenvolvimento dependem ainda das matrizes "não sustentáveis" o problema é só se preocupar em lucrar e não se importar com o rastro de resíduos e danos ambientais deixado pra trás. É possível explorar as matrizes menos sustentáveis de forma a causar menos impacto ambiental, porém isso implicaria muito investimento e diminuição do lucro líquido das empresas, e a ganância dos gestores é muito grande para isso.
2 pesos e 2 medidas
1 peso, 2 medidas*
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.