Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Mercado de IPOs deve seguir retraído em 2024, vê B3

Publicado 23.02.2024, 12:38
© Reuters. Fachada da B3 em São Paulo
06/07/2023
REUTERS/Amanda Perobelli
B3SA3
-
BVSPUSD
-
ROXO34
-

SÃO PAULO (Reuters) - As ofertas públicas iniciais de ações (IPOs) devem continuar sendo um evento raro em 2024 na bolsa de valores de São Paulo, apesar das condições macroeconômicas melhores que no ano passado e de um conjunto importante de empresas preparadas para abrir capital, segundo avaliação nesta sexta-feira do diretor financeiro da B3 (BVMF:B3SA3), André Veiga Milanez.

"Não acho que 2024 será um ano com muitos IPOs. Vemos espaço para follow-ons (ofertas subsequentes de ações)", disse o executivo durante conferência com analistas e investidores após a publicação dos resultados da B3 na noite da véspera.

"Tem um 'pipeline' bastante interessante de potenciais IPOs, mas é difícil prever" quando a janela para as operações poderá se abrir, afirmou o executivo.

Após um ciclo robusto em 2020/2021, quando ocorreram 71 IPOs, incluindo as chamadas ofertas restritas e excluindo as emissões de BDRs de Aura, Nubank (BVMF:ROXO34), e G2D Invest, não houve IPOs na bolsa brasileira em 2022 e 2023.

Milanez afirmou que o cenário é mais otimista para este ano, com a possibilidade dos juros continuarem caindo e com isso "deve ter um segundo semestre de retomada da atividade" no mercado de IPOs.

Em janeiro, o presidente-executivo da B3, Gilson Finkelsztain, já adotara um tom cauteloso em termos de IPOs para 2024, citando que há mais de 100 empresas se preparando para abrir capital no Brasil, mas disse que enxergava apenas algumas ofertas iniciais neste ano, com movimento mais robusto de follow-ons.

A B3 divulgou na noite da quinta-feira lucro líquido de 915,5 milhões de reais para o quarto trimestre do ano passado, queda de cerca de 9% na comparação anual.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Para os analistas da BB Investimentos Luan Calimério e William Bertan, o resultado da operadora da bolsa paulista foi "negativo...porém em linha com nossas expectativas".

Segundo eles, o segmento de renda variável segue pressionando o resultado da B3, diante da fraqueza do mercado acionário influenciado pela incerteza sobre juros dos Estados Unidos, mas as iniciativas da empresa em diversificação têm sido relevantes "para compensação de receitas, e se mostrado mais significativa a cada resultado".

Às 12h15, as ações da B3 recuavam 1,6%, a 12,45 reais. No mesmo horário, o Ibovespa mostrava recuo de 0,4%.

Questionado sobre quando a adquirida Neoway vai apresentar equilíbrio de resultados, atingindo o "break even", Milanez afirmou que a B3 tem expectativa de que isso ocorra neste primeiro semestre. A previsão anterior da empresa era que isso ocorresse no final do ano passado.

 

(Por Alberto Alerigi Jr.; )

Últimos comentários

Quem é louco de se aventurar e investir nessa republiqueta comunista corrupta de 3o. mundo ?!?!?
Eu prefiro investir em algo que já tenha um bom tempo no mercado e tenha lucros crescentes
Lucros consistentes é disso que eu gosto
Dificilmente me aventuro em IPO..
Quem aportou em IPOs em 2021 levou e continua levando muito 🚬🚬🚬🚬
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.