Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Mercado Livre eleva investimento no Brasil a R$19 bi em 2023

Publicado 16.03.2023, 09:18
© Reuters

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O Mercado Livre (NASDAQ:MELI) informou nesta quinta-feira que orçou investimento de 19 bilhões de reais para 2023 no Brasil, um crescimento de 11,5% sobre o injetado na operação no país no ano passado.

O maior portal de comércio eletrônico da América Latina, que em 2018 havia investido 1 bilhão de reais no país, escalou a aposta no Brasil nos últimos anos, em especial após a pandemia de Covid-19 acelerar a demanda no comércio eletrônico. O número de investimentos, como nos anos anteriores, inclui também certas linhas de gastos vistos como estratégicos.

Ainda que o patamar de investimento previsto para 2023 seja quase 20 vezes maior do que há cinco anos, a alta de 11,5% frente ao ano passado mostra uma desaceleração, uma vez que em 2022 os recursos empenhados haviam subido 70%.

"Teve um salto muito grande, por um momento de grande oportunidade", disse o vice-presidente sênior da área de comércio eletrônico do Mercado Livre e chefe da operação da companhia no Brasil, Fernando Yunes, à Reuters, acrescentando que a empresa projeta um crescimento de vendas e margens no país neste ano como resultado de aportes recentes.

Yunes afirmou que uma das avenidas de investimento será em logística, à medida que o Mercado Livre planeja aumentar sua capacidade com novos centros de distribuição e maior frota de aviões. O objetivo, segundo ele, é entrar em mais cidades e elevar as entregas feitas em até um dia - que atualmente representam cerca de 50% do total.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O executivo não detalhou a magnitude da ampliação de capacidade logística planejada e o Mercado Livre não divulga o quanto será investido em cada área da empresa.

Em Nova York, os papéis da empresa mostravam acréscimo de 0,3%, a 1.192,78 dólares.

MERCADO PAGO

No Mercado Pago, braço financeiro do Mercado Livre, a empresa quer avançar em novos produtos, como na parte de ofertas de investimentos, disse ele. Em meados do ano passado, a companhia lançou uma moeda digital chamada MercadoCoin.

Um outro foco dos investimentos é em tecnologia, área na qual a empresa espera adicionar cerca de 2 mil desenvolvedores neste ano, de acordo com ele. Atualmente, são cerca de 15 mil desenvolvedores na companhia.

"Vemos isso como um grande potencial competitivo, é como se fosse ao mesmo tempo nossa fábrica e nossa área de inovação", disse Yunes. Ele explica que a frente serve, por exemplo, para criar automações que ajudam o Mercado Livre a prever o nível de vendas por região e produto.

O Mercado Ads, plataforma para terceiros comprarem espaço de publicidade no Mercado Livre, e a área de marketing são outros segmentos a serem contemplados pelos investimentos, de acordo com Yunes, que também prevê contratações, sem detalhar.

Ele afirmou que, mesmo com o aumento dos investimentos, o Mercado Livre espera uma leve elevação na margem operacional deste ano no Brasil frente a 2022. "Não é um salto de margem, é um pouco maior."

Questionado sobre potencial ganho de participação de mercado diante da crise da rival Americanas, Yunes disse que "aumentou um pouco a velocidade no primeiro trimestre", já que "na hora que uma empresa muito grande desacelera de forma brusca os clientes acabam buscando outros locais".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

No entanto, ele afirmou que, no longo prazo, o ganho de mercado dependerá muito de como a Americanas passará pela crise.

Yunes também voltou a reiterar que o Mercado Livre não tem exposição ao Silicon Valley Bank, banco norte-americano que financiava empresas de tecnologia e quebrou na última semana.

Últimos comentários

Epesar de ser uma empresa Argentina, tem que investir no Brasil, ate que o atual governo nos leve para o mesmo caminho dos Hermanos
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.