Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Mercado se surpreende com mais vagas do que o esperado para cursos de

Publicado 07.10.2023, 06:01
Atualizado 07.10.2023, 09:10
© Reuters.  Mercado se surpreende com mais vagas do que o esperado para cursos de

O novo edital para abertura de novos cursos de medicina, no âmbito do Programa Mais Médicos, anunciado na última quarta-feira, 4, é visto de forma positiva pelo mercado financeiro. A liberação de 5.700 vagas para novos cursos de medicina ficou acima do previsto. Há ainda 2.000 vagas para a expansão de cursos já existentes e outras 2.000 vagas para cursos das universidades federais.

Uma análise do Citi mostra que as 5.700 vagas do chamamento público representam 14% do total de vagas de medicina no País, e 18% das vagas de cursos privados, enquanto as 2.000 vagas para ampliação dos cursos já existentes configuram 6% de expansão e o mesmo montante para as federais representa 21% de expansão.

Apesar de pontuar que a quantidade de vagas disponibilizadas veio acima da expectativa, o banco ressalta a sua natureza pulverizada - cursos espalhados por mais de 1.000 municípios - e o perfil de maturação de longo prazo - até 10 anos -, o que poderia, na visão do Citi, evitar uma grande deterioração das condições de concorrência.

No mesmo sentido, o BTG (BVMF:BPAC11) comenta que embora o anúncio fosse esperado, ficou surpreso com o número de vagas adicionais. "O Mais Médicos 3 será quase duas vezes maior que o Mais Médicos 1 (2,3 mil vagas) e 4 vezes maior que o Mais Médicos 2 (1,4 mil vagas)", diz.

Um ponto de ponderação em comum entre os analistas do mercado é a constatação de que pelo programa ter duração de 10 anos, as vagas não concentradas neste primeiro momento, mas diluídas ao longo do tempo. Devido ao maior prazo, há o questionamento com relação a como irá se comportar a demanda por essas vagas no futuro e se os preços mais elevados se sustentarão em todas as regiões. "Demanda hoje tem, mas a preocupação é o futuro, principalmente a capacidade de aumentar inflação na mensalidade", diz um analista que acompanha o setor. "O preço de plantão médico não está tendo reajuste em São Paulo, o que pode ser um problema no futuro", cita.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Já o Santander (BVMF:SANB11) diz que a regra que permite que cada Instituição de Ensino Superior (IES) cadastre apenas 2 solicitações de cursos, sendo uma por Estado, favorece os grandes players, que possuem diversas IES. "Nesse sentido, observamos que apenas a Ânima (BVMF:ANIM3), Yduqs (BVMF:YDUQ3), Cruzeiro do Sul (BVMF:CSED3) e Ser Educacional (BVMF:SEER3) poderão licitar nos 23 Estados selecionados para participar do programa Mais Médicos 2023", pontua. Mas os cálculos iniciais do banco sugerem que a nima, Yduqs e Cogna (BVMF:COGN3) são as que tendem a ser as principais beneficiárias do programa.

Na quarta-feira, 4, as ações dos grupos educacionais reagiram à notícia e saltaram, com Yduqs subindo mais de 7% e liderando as altas do Ibovespa. A explicação, segundo analistas, se dá pelo papel ter maior liquidez e estar bem posicionado para conseguir o aumento de vagas. Afya, que tem sua base de alunos composta majoritariamente por estudantes de medicina, e portanto tende a ser uma das, se não a mais afetada. Apesar disso, subiu em menor intensidade, a mais de 2%, com as justificativas para a alta moderada girando em torno do fato de que o papel é negociado fora da B3 (BVMF:B3SA3), na Nasdaq, portanto, com menor liquidez. Entre os pares, Cogna e Ser Educacional acompanharam as altas, mas Ânima destoou, caindo mais de 2%, com JPMorgan (NYSE:JPM) e C6 liderando as vendas.

Na manhã de quinta-feira, 5, o setor seguiu em alta, mas bem mais modesta. Já no início da tarde desta quinta-feira, porém, os papéis viraram para o negativo ou estabilidade, amenizando o entusiasmo de ontem - pelo menos no que tange às ações. De acordo com Rafael Passos, analista da Ajax Asset, o cenário macro se sobrepõe ao micro, com a pressão dos treasuries fazendo um contrapeso nos papéis.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.