🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Mineradora canadense Yamana confirma planos de expansão na Bahia com menores custos, diz CEO

Publicado 30.07.2021, 18:35
© Reuters. Visitantes na mineradora Yamana Gold, em Toronto, Canadá. 
04/03/2019
REUTERS/Chris Helgren
KGC
-
AUYN
-
AU
-
ANGJ
-
K
-

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A mineradora canadense Yamana Gold Inc (NYSE:AUY) concluiu testes em seu complexo de minas de ouro Jacobina, na Bahia, cujos resultados superaram expectativas para um planejado aumento de produção nos próximos anos, com menores custos, afirmou à Reuters o CEO global da companhia, Peter Marrone, nesta sexta-feira.

A empresa planeja elevar a capacidade de produção anual a 230 mil onças até o segundo semestre de 2023, ante as cerca de 180 mil onças produzidos atualmente, como parte da segunda etapa de sua expansão, conforme o executivo. Com a ampliação, será possível produzir 8,5 mil toneladas por dia.

Após os testes, a empresa pôde reduzir em até cerca de 70% os investimentos previstos para a ampliação entre 2021 e 2023 para o intervalo entre 15 milhões e 20 milhões de dólares, ante 57 milhões de dólares previstos anteriormente. Grande parte dos aportes será empenhada em 2022.

O corte de custos foi possível após os testes mostrarem que a planta de processamento do ativo pode atingir com segurança uma taxa de produção diária de mais de 8,5 mil toneladas por dia, tornando-se desnecessária a construção de uma nova planta conforme havia sido planejado.

"A planta é muito mais eficiente do que entendíamos inicialmente", disse Marrone, em uma entrevista por videoconferência.

A Yamana, que atualmente é a terceira maior produtora de ouro do Brasil, perdendo apenas para a Kinross Gold Corp (TSX:K) (NYSE:KGC) e a AngloGold Ashanti (JO:ANGJ) (NYSE:AU), segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), já realizou ampliação importante de suas atividades no Brasil nos últimos anos.

Em 2014, a Yamana lançou uma importante iniciativa para desbloquear potencial das minas - desde então, a produção de ouro mais que dobrou de 75 mil onças, em 2014, para 177 mil onças, em 2020, frisou Marrone. A expectativa para este ano é produzir 180 mil onças.

No segundo trimestre deste ano, Jacobina produziu 7,2 mil toneladas por dia, um aumento de 5% ante o trimestre anterior, informou a companhia ao mercado.

Marrone destacou ainda que foram atingidos fortes resultados de exploração para apoiar o plano de expansão, nas seguintes minas que compõem o complexo Jacobina: João Belo, Canavieiras e Morro do Vento.

© Reuters. Visitantes na mineradora Yamana Gold, em Toronto, Canadá. 
04/03/2019
REUTERS/Chris Helgren

"Os resultados ressaltam o excepcional potencial de crescimento de longo prazo da Jacobina e a capacidade de estender ainda mais a vida estratégica da mina", disse a empresa em comunicado.

A companhia já planeja também uma terceira fase de expansão, para 10 mil toneladas por dia, cuja engenharia avançará em paralelo com a fase 2 e o estudo de viabilidade poderá ser concluído em 2023. A ideia é iniciar o comissionamento dessa futura fase em 2027.

 

(Por Marta Nogueira)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.