Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Ministro fala em "afronta à democracia" ao rebater proposta de Zema sobre Cemig

Publicado 29.08.2023, 17:40
© Reuters. Ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, participa de coletiva de imprensa em Brasília
28/02/2023
REUTERS/Adriano Machado
CMIG4
-
CSMG3
-
ELET3
-

SÃO PAULO (Reuters) - O ministro Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira que o projeto proposto pelo governo de Minas Gerais para retirar a necessidade de referendo popular para privatização da Cemig (BVMF:CMIG4) se trata de uma "afronta à democracia".

O governo de Romeu Zema (Novo) protocolou na semana passada na Assembleia Legislativa do Estado uma proposta para agilizar o processo de desestatização de empresas públicas, o que pode facilitar a privatização da elétrica Cemig e da empresa de saneamento Copasa (BVMF:CSMG3).

A PEC, que ainda precisa ser apreciada pelos parlamentares mineiros, reduz o número de votos necessários para aprovação de lei estadual alterando a estrutura societária das empresas e desobriga o Estado de realizar um referendo popular sobre as desestatizações.

"Me posicionei claramente contra aquilo que seria um crime contra a democracia", disse Silveira nesta terça-feira quando questionado por jornalistas sobre a proposta de retirada do referendo popular para a privatização da Cemig.

"Se isso for quebrado pelo governo -- e eu tenho absoluta convicção, pelo que eu conheço da assembleia, que não terá aval da assembleia legislativa --, será um grande dano ao povo mineiro, e mais do que isso, uma afronta à democracia brasileira", acrescentou.

Procurado, o governo de Minas Gerais não comentou o assunto imediatamente.

Silveira, que foi senador pelo Estado de Minas Gerais, tem feito duras críticas também à privatização da Eletrobras (BVMF:ELET3) conduzida pelo governo anterior de Jair Bolsonaro.

 

(Por Letícia Fucuchima)

Últimos comentários

O presidente lula disse que a maioria dos parlamentares não representa o povo trabalhador, então não vejo problemas. De qualquer forma a democracia não está funcionando no nosso país.
Petista morre de medo de privatização porque fica sem boquinha para roubar e sem cabide de emprego para os cumpanheiros. Aí vem com essa conversinha de ataque à democracia pra enganar trouxa. Aliás o povo nem tem discernimento pra saber o que é bom pra eles
Constituição Estadual prevê referendo, o real proprietário, o povo mineiro deve decidir sobre a questão 👍
E um direito legítimo 👍
que faça o plebiscito, temos que vender agora que estão enxutas e bem administradas, pois se PT voltar ai as gastaremos outros tantos anos pra arrumar a casa novamente. minas não cresce mais por falta de energia, pois no governo PT, a Cemig mais. parecia braço do governo federal. investindo mal em toda parte menos onde era sua obrigação
Privatização já! O estado não tem competência para gerir empresas de todo tipo. Isso custa muito caro ao erário público. Deixem com a iniciativa privada. O PT precisa das estatais para distribuir cargos e benesses aos companheiros. FORA MUUUUUUUUUULA!
O PT quer manter estatais para afrontar o contribuinte ! Prefiro que afrontem a democracia !
Afronta a democracia e roubar estatais e ainda ficar impunes.
corja bolsonarista
fazueli arrombado...
faz o L retardado
Tá na moda neoliberal exercendo cargo público com o propósito de vender patrimônio público em troca de joias e relógios.
melhor vender enquanto ainda vale alguma coisa do que deixar ser assaltada por corruptos
Roubar o patrimônio público pode e com garantia de impunidade !!!
Outra… vai lavar uma roupa ! Ah sim… e o apagão?! Vamo trabalhar! Vamu “trabaiar”!
Pô ministro! Faz o Z…o cara também foi eleito e segue a legislação . Vide Zanin, Tupy, gastança etc e mal
Zema quer privatizar empresa que da Lucro. Kkkkkkk piada
IRB, Americanas, 123 Mentiras, Light etc...Em momento de aversão a riscos privatização significa queimar patrimônio público por preço de 🍌🍌🍌 em final de feira em dia quente..
O Zema precisa acelerar a privatização. Vai falar dinheiro para asfaltar as fazendas da familia dele e para dar aumento de 300% para si proprio!!! O Partido Novo já foi novo, agora, é um puxadinho do Partido dos Ladrões do ex presidiário Valdemar costa neto.
Quem disse que vivemos em uma democracia ? A constituição não vale nada ...O legislativo não vale nada ...O executivo não vale .. O povo não vale nada ...SÓ O QUE VALE É O QUE O STF/TSE DECIDE !!! SÃO OS DONOS DO PAIS
não cuidam do federal e querem estragar o estadual
Tem que privatizar nao somente a CEMIG.
PTISTA BANDIDO, IGUAL A TODOS!!!
SÓ NARRATIVA DE PETISTA LADRÃO!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.