Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Moedas Globais: dólar recua, com sinais de Powell, do Fed, sob avaliação

Publicado 19.10.2023, 14:12
© Reuters.  Moedas Globais: dólar recua, com sinais de Powell, do Fed, sob avaliação

O dólar recuou ante outras moedas principais nesta quinta-feira, 19, com investidores avaliando declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, que elevaram a expectativa de manutenção da política monetária em 1º de novembro. O movimento dos juros dos Treasuries seguia no radar, com avanço dos juros dos bônus de vencimento mais longo, bem como os sinais da economia.

No fim da tarde em Nova York, o dólar caía a 149,83 ienes, o euro avançava a US$ 1,0587 e a libra tinha alta a US$ 1,2146. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, registrou baixa de 0,29%, a 106,253 pontos.

Powell não se comprometeu com os próximos passos. Segundo ele, diante das incertezas e riscos e também do aperto monetário já realizado, a autoridade precisa proceder com cautela.

As incertezas complicam a tarefa de equilibrar o risco de apertar em demasia a política e o de fazer pouco, comentou ainda. De qualquer modo, o presidente do Fed ressaltou que o nível seguirá restritivo até a meta de inflação ser atingida.

Na avaliação do Rabobank, Powell "tentou deixar as opções em aberto, ao manter sua postura neutra". O banco diz que ele notou o avanço recente dos juros dos Treasuries, mas não chegou, como outros dirigentes, a afirmar que isso poderia fazer em parte o trabalho do Fed. O Rabobank diz que Powell avalia três fatores: o efeito atrasado do aperto já adotado; os dados fortes; e a recente alta nos juros dos bônus.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A postura de Powell contribuiu para o recuo do dólar hoje. Além disso, a moeda americana perdeu fôlego após os pedidos de auxílio-desemprego dos EUA recuarem 13 mil na semana, a 198 mil, quando analistas ouvidos pela FactSet previam 212 mil.

No mercado de dívida americana, avanço recente dos juros dos Treasuries, sobretudo os de vencimento mais longo, prosseguia hoje. Analista do Société Générale (EPA:SOGN) Research, Kit Kuckes comentava em nota que o movimento dos retornos tinha menos impacto no euro e no iene que em outras moedas. Na avaliação dele, uma sinalização de juro alto por mais tempo do Fed e do Banco Central Europeu (BCE) tenderia a tirar fôlego do euro.

No caso do iene, o Commerzbank avalia que a janela para o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) fazer uma inflexão em sua política "está lentamente se fechando". O banco alemão nota que a inflação está caindo, sobretudo em setembro na região de Tóquio, enquanto o núcleo "pelo menos atingiu um platô".

Se o BoJ não apertou a política monetária quando a inflação continuava a avançar, agora não parece o momento para elevar a projeção inflacionária e encerrar a política monetária expansionista, diz o Commerzbank. Ao mesmo tempo, o banco destaca a postura do Ministério das Finanças japonês de ameaçar com uma intervenção, caso o iene desvalorize demais. O Commerzbank vê chance de uma "recuperação moderada" da divisa japonesa.

Entre outras moedas em foco, o dólar blue, negociado no mercado paralelo da Argentina, caía a 900 pesos, segundo o jornal Ámbito Financiero. No câmbio oficial, o dólar recuava a 350,0495 pesos, em quadro local de cautela antes do primeiro turno eleitoral deste domingo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

*Com informações da Dow Jones Newswires

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.