Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Motoristas da Uber e outras plataformas farão greve no dia dos namorados nos EUA por salários justos

Publicado 12.02.2024, 17:42
Atualizado 12.02.2024, 17:45
© Reuters.

Por Akash Sriram

(Reuters) - Milhares de motoristas das plataformas de compartilhamento de caronas Uber (NYSE:UBER), Lyft (NASDAQ:LYFT) e do aplicativo de entrega de alimentos DoorDash (NASDAQ:DASH) devem entrar em greve nos Estados Unidos no dia dos namorados, comemorado em 14 de fevereiro no país, por uma remuneração justa, informaram grupos de motoristas na segunda-feira.

As manifestações estão programadas para ocorrer cerca de uma semana depois que a Lyft disse que garantiria ganhos semanais para os motoristas, uma novidade no setor de caronas dos EUA, que busca atrair mais motoristas para sua plataforma.

"Estamos trabalhando constantemente para melhorar a experiência do motorista", disse a Lyft, que deve divulgar resultados trimestrais na terça-feira, à Reuters na segunda-feira.

Os motoristas, considerados contratados independentes, acusaram as plataformas de receberem valores desproporcionalmente altos como comissões.

"Esta é a maior greve que já vi, milhares e milhares de motoristas... será nacional", disse Jonathan Cruz, motorista em Miami e parte da coalizão Justiça para Trabalhadores de Aplicativos, que representa mais de 100 mil motoristas.

A Uber disse que apenas uma minoria de seus motoristas participa de tais greves, que raramente têm impacto sobre os negócios.

O CEO do Uber, Dara Khosrowshahi, disse na semana passada, em uma chamada de resultados com analistas, que os motoristas nos EUA ganharam cerca de 33 dólares por hora utilizada no quarto trimestre.

Embora muitos motoristas se inscrevam nessas empresas para complementar sua renda de outros empregos, alguns dirigem em tempo integral para as plataformas.

"Um ano após o início da precificação algorítmica, os motoristas têm visto uma redução incrível dos salários... quaisquer que sejam os cálculos e algoritmos que estejam usando, são absolutamente inúteis", disse Nicole Moore, presidente do sindicato Rideshare Drivers United, com sede na Califórnia, à Reuters no domingo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em 2023, os ganhos brutos médios mensais dos motoristas da Uber caíram 17,1%, enquanto os dos motoristas da Lyft aumentaram 2,5%, de acordo com a Gridwise, que analisa dados de mobilidade de shows.

"Ao não pagar aos motoristas um salário digno, os motoristas mal conseguem arcar com as necessidades básicas", disse Shantwan Humphrey, um motorista em Dallas, Texas.

A DoorDash não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Últimos comentários

Que salário repórter ? São empreendedores e ganham quanto trabalham de acordo com o mercado. Que passem a trabalhar para a Lift que paga mais ou arranjem um emprego formal.
EUA já era pegou a praga do Brasil greve geral caos
Ora, Ora, Ora… desde quando empreendedor faz greve?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.