🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

MST deixa fazendas da Suzano na Bahia

Publicado 07.03.2023, 16:44
Atualizado 07.03.2023, 18:20
© Reuters.
SUZB3
-

SÃO PAULO (Reuters) -Membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que estavam em fazendas da Suzano (BVMF:SUZB3) na Bahia desde a semana passada saíram das terras nesta terça-feira após decisões judiciais de reintegração de posse, segundo informações do movimento e da fabricante de celulose.

O MST disse que as famílias deixaram pela manhã a área da Suzano em Mucuri e depois as fazendas nas cidades de Teixeira de Freitas e Caravelas. A Suzano confirmou a saída do MST dos terrenos.

"Estamos conduzindo uma apuração dos prejuízos causados", disse a empresa em nota.

A reintegração de posse ocorreu de forma "pacífica" e foi acompanhada pela assistência social, policiais militares e seguranças da empresa, segundo o MST.

A saída ocorre após a empresa conseguir nos últimos dias na Justiça ordens de reintegração de posse das três áreas.

O MST adentrou as três fazendas de eucalipto da Suzano no início da semana passada. A empresa afirmou que as áreas "foram invadidas e danificadas ilegalmente" em atos que "violam o direito à propriedade privada". Já o movimento afirmou que a ocupação deve-se ao descumprimento pela Suzano de um acordo existente há mais de 10 anos para a cessão de terras a 650 famílias da entidade. A companhia nega que tenha descumprido acordo.

O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, disse na última quinta-feira que a pasta mediaria o conflito entre a Suzano e o MST após ter sido procurado por executivo da empresa de celulose.

À Reuters, Eliane Oliveira, dirigente do MST na Bahia, disse na sexta-feira que a decisão do movimento era de não sair das fazendas. Segundo ela, o MST iria "aguardar a reintegração".

As pessoas que deixaram as fazendas irão para acampamentos vizinhos, segundo o MST. Anteriormente, o movimento falou que 1.700 famílias participaram da ação.

O MST disse ainda que as famílias "aguardam com expectativa" uma reunião na quarta-feira a ser mediada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário com representantes da Suzano, movimento dos sem-terra, governo federal e governo estadual, às 14h, em Brasília, de acordo com o movimento.

Em sua conta no Twitter, Teixeira confirmou que se encontrará com o MST e a empresa na quarta-feira.

(Por André RomaniEdição de Flávia Marreiro e Pedro Fonseca)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.