Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Nem mesmo população de 1,4 bi da China consegue preencher todas as casas vazias, diz ex-funcionário

Publicado 23.09.2023, 15:29
© Reuters.

PEQUIM (Reuters) - Mesmo a população de 1,4 bilhão de habitantes da China não seria suficiente para preencher todos os apartamentos vazios espalhados pelo país, disse um ex-funcionário de um departamento do Estado no sábado, em uma rara crítica pública ao mercado imobiliário atingido pela crise do país.

O setor imobiliário da China, que já foi o pilar da economia, despencou desde 2021, quando o gigante do setor imobiliário China Evergrande Group (HK:3333) deixou de pagar suas obrigações de dívida após uma restrição a novos empréstimos.

Incorporadoras de grande nome, como a Country Garden Holdings, continuam à beira da inadimplência até hoje, mantendo o sentimento dos compradores de imóveis deprimido.

No final de agosto, a área útil combinada de casas não vendidas era de 648 milhões de metros quadrados, segundo os dados mais recentes do National Bureau of Statistics (NBS).

Isso equivaleria a 7,2 milhões de residências, de acordo com os cálculos da Reuters, com base no tamanho médio das residências de 90 metros quadrados.

Isso sem contar os inúmeros projetos residenciais que já foram vendidos, mas ainda não foram concluídos devido a problemas de fluxo de caixa, ou as várias casas compradas por especuladores na última recuperação do mercado em 2016 que permanecem vagas, que juntas constituem a maior parte do espaço não utilizado, estimam os especialistas.

"Quantas casas vagas existem atualmente? Cada especialista dá um número muito diferente, com o mais extremo acreditando que o número atual de casas vagas é suficiente para 3 bilhões de pessoas", disse He Keng, 81 anos, ex-vice-chefe do departamento de estatísticas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Essa estimativa pode ser um pouco exagerada, mas 1,4 bilhão de pessoas provavelmente não conseguirão ocupá-las", disse He em um fórum na cidade de Dongguan, no sul da China, de acordo com um vídeo divulgado pela mídia oficial China News Service.

Sua visão negativa do setor economicamente significativo em um fórum público contrasta fortemente com a narrativa oficial de que a economia chinesa é "resiliente".

"Todos os tipos de comentários que preveem o colapso da economia chinesa continuam surgindo de vez em quando, mas o que entrou em colapso foi essa retórica, não a economia da China", disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores em uma recente coletiva de imprensa.

(Reportagem de Albee Zhang e Ryan Woo)

Últimos comentários

fui na china em 2018 ja existia estas cidades fantasmas.
Todos os dias tem uma reportagem ou artigo com claras intenções de desqualificar a China,como se não existisse problemas na economia da Europa,EUA e Japão que são as locomotivas da economia mundial.Que tal debater os problemas locais?
e aí chinete?!
Será que e só eu que estou vendido?
Bozoladrao e Carluxo compram tudo em Dinheiro 💸💎💰
Mimimimi... toma rumo, vira gente  e deixe de ser adorador de politico ladrão. Vai defender a sua familia....
Brasil pós um ladrão na presidência
Desde 2019 temos ladrão na presidência. E idiotas insistem em idolatrar os ladrões
Notícia da Reuters Americana sobre mercado imobiliário Chinês. Nenhuma credibilidade
Ainda tem gente que acha que o maior país capitalista mercado do mundo é comunista kkkk.
É uma bolha capitalista como foi no sub prime; as construtoras apoiadas por fundos imobiliários excederam a oferta …. Bum!
Construtoras estatais Chinesas não param de construir por falta de investimento privado, pois o estado é que assume todos os gastos. Não existe dívida interna, pois o governo é quem emite capital suficiente para pagamento das empresas da construção civil. Essa é a grande diferença que países do ocidente não superam.
Uma hora a conta chega, e chegou.
Sabemos muito bem que o neoliberalimo-guedista de partido único chinês causador de contrastes sociais colossais com numerosos apartamentos ociosos e ao mesmo tempo muita gente em moradias precárias e memo sem. Aqui no Brasil, a moldura é do mesmo tamanho com neoliberalismo fruto de época colonial.
rosildo com demência, pobre esclerosado.....
Aprendi desde cedo que não se deve Dar pérolas aos porcos.
Não consigo associar neoliberalismo com colônia, pelo que sei o colonialismo está mais para feudalismo e opressão por parte dos poderosos, mas enfim, abraço
enquanto perdurar o comunismo na china será desse jeito....o estado corrupto e ineficiente tomando conta de tudo.....a arrogância da elite do partido comunista não tem limites, eles traçam os planos e interferem na vida individual de cada cidadão. Não existe liberdade, todos são vigiados. No fim das contas aparecem as inevitáveis m* . E se alguém ousar se levantar contra o sistema vai p a prisão ou cemitério.
Alcides Rui Silva, seu medo não é maior do que sua Xenofobia. Aprenda mais sobre nosso maior parceiro econômico, e membro dos BRICS. Entenda que o Brasil também é parte desse processo global.
É um pouco contraditório, uma vez que os próprios chineses e muitos que visitam a china se dizem mais livres que nos países democráticos, alguns YouTubers afirmam que há a liberdade é até demais principalmente na cidade de Shenzhen . Há repressão a pequenos grupos isolados, não muito diferente do Brasil e EUA com os indígenas ou da Austrália com os aborígenes. Lá as leis tem peso enorme, diferente do ocidente. Há muitos pontos e contrapontos, mas não podemos torcer para um sistema falhar, afinal são mais de 1,4 BI de pessoas vivendo nele , temos que torcer para que dê certo de maneira que todos fiquem bem, estamos falando da 2° e em breve maior economia do mundo.
Como pode escrever tanta bobagem para tentar atacar a china e defender o neoliberalismo. Esse sim fracassou, de acordo com o proprio FMI.
A china e os EUA estão com problemas estruturais seríssimos. Ambos causados pela ambição geopolítica descontrolada
A ignorância paira firme por aqui.
Tb reparei isso kkkkk
o Boulos e sua turma deveria ir para la, assim resolveria o problema dos sem tetos
Boa!!!
Faz o ere né...
Hahahahahaha boa
Quem vai querer comprar uma casa que depois vai voltar para a mão do governo
faz o L
As casas também são irracionalmente caras
Avisa ao Bozoladrão. Ele compra tudo e para em dinheiro!
....paga em dinheiro. Sobrou muito da roubalheira dele e dos milicos amestrados.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.