Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Operação em complexo de combustível russo danificado deve ser retomada em semanas, dizem analistas

Publicado 22.01.2024, 09:43
Atualizado 22.01.2024, 09:45
© Reuters. Incêndio em terminal da russa Novatek no Mar Báltico

MOSCOU/NOVA DÉLHI (Reuters) - A empresa russa de energia Novatek provavelmente retomará suas operações em larga escala no complexo de processamento de Ust-Luga e no terminal do Mar Báltico dentro de semanas, após um suposto ataque de drones que interrompeu os fluxos de nafta para a Ásia, disseram analistas nesta segunda-feira.

A redução do fornecimento da Rússia, após o temor de interrupção das exportações europeias de nafta para a Ásia devido aos ataques dos Houthis do Iêmen a navios no Mar Vermelho, está elevando os preços da nafta e as margens de refino na Ásia.

A margem de lucro para a produção de nafta na Ásia aumentou em cerca de 6 dólares, para 91,70 dólares por tonelada em relação ao petróleo Brent na segunda-feira, após quatro sessões consecutivas de perdas.

A Novatek disse no domingo que foi forçada a suspender algumas operações no enorme terminal de exportação de combustível do Mar Báltico e o "processo tecnológico" no complexo devido a um incêndio, iniciado pelo que a imprensa ucraniana disse ser um ataque de drones.

O jornal Kommersant também disse na segunda-feira, citando autoridades locais, que dois tanques de armazenamento e uma estação de bombeamento foram danificados devido ao incidente.

"Acreditamos que a usina provavelmente voltará a ter uma capacidade significativa dentro de semanas ou, na pior das hipóteses, meses", disseram analistas da corretora BCS, com sede em Moscou, em nota.

A Novatek não quis comentar.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse na segunda-feira que as forças armadas da Rússia e outras agências governamentais estavam tomando as medidas necessárias, inclusive no que diz respeito às defesas aéreas, após o suposto ataque de drones ucranianos ao terminal.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O complexo recebe condensado de gás, um tipo de óleo leve, para processar cerca de 7 milhões de toneladas por ano da usina Purovsky da Novaket na Sibéria Ocidental para a produção adicional de produtos petrolíferos, como nafta, combustível de aviação e gasóleo.

Os analistas também disseram que a Novatek agora será forçada a exportar mais condensado de gás em vez de combustível de alta margem por meio de outros terminais.

(Reportagem de Vladimir Soldatkin em Moscou, Mohi Narayan e Trixie Yap em Nova Délhi)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.