Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Pan chega a cair mais de 5% após redução de juro do consignado a beneficiários do INSS

Publicado 14.03.2023, 11:54
© Reuters. Telão na B3 mostra cotações e flutuações do mercado financeiro
28/10/2021
REUTERS/Amanda Perobelli

SÃO PAULO (Reuters) - As ações do Pan figuravam entre as piores performances do Ibovespa nesta terça-feira, após o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) reduzir na véspera a taxa máxima de juros do empréstimo consignado a beneficiários do INSS.

O colegiado definiu o novo limite em 1,70% por mês, o que representa uma diminuição de 0,44 ponto percentual no índice autorizado para instituições financeiras realizarem operações com débito direto na folha de pagamento que contempla mais de 37 milhões de cidadãos, incluindo aposentados e pensionistas.

A mudança foi proposta pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com o comunicado no site do Ministério da Previdência Social. Também foi aprovado teto de 2,62% para o cartão de crédito consignado, contra 3,06% do então valor percentual vigente.

Na bolsa paulista, por volta de 11:40, os papéis do Pan caíam 1,19%, a 4,99 reais, reduzindo as perdas, após terem chegado a 4,78 reais (-5,35%), enquanto o Ibovespa subia 0,67%.

Para analistas do Bradesco BBI, a notícia é negativa para o setor, principalmente porque o custo de captação deve continuar elevado, uma vez que a taxa Selic continua em patamares altos. Eles calculam um efeito negativo de cerca de 3% em média nos lucros estimados para os bancos sob sua cobertura em 2023.

"...mas com um intervalo de 20,9% a 0,9%", ponderaram Gustavo Schroden e equipe em relatório a clientes, avaliando que o Pan deve ser o mais afetado (20,9%),seguido por Banrisul (BVMF:BRSR6) (20,6%), Itaú Unibanco (BVMF:ITUB4) (4,4%), Santander Brasil (BVMF:SANB11) (2,7%) e Banco do Brasil (BVMF:BBAS3) (0,9%).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Eles acrescentaram que esse tipo de decisão pode ser um gatilho para discussões adicionais sobre o nível de cobrança de taxas de juros pelos bancos no Brasil, principalmente em cartões de crédito rotativo.

No setor, Banrisul perdia 0,88%, Itaú mostrava variação positiva de 0,08%, Santander Brasil subia 0,72%, Banco do Brasil cedia 0,11% e Bradesco (BVMF:BBDC4) ganhava 0,3%.

 

(Por Paula Arend Laier)

Últimos comentários

qual o sentido de cobrar juros tão escorchantes se os empréstimos no consignado são de baixo risco? Governo está sendo apenas justo com as medidas. Com bancos pic.are.tas tem que ser na canetada mesmo. Fora filhote do jegues!
E si o cara morrer vai cobar de quem ? Governo justo ! Vai nessa.
seguro obrigatório na contratação
Isso que é governo, em defesa dos mais frágeis. Qual o sentido de cobrar taxas tão escorchantes se os empréstimos no consignado são de pouco risco? Coisas que só bancos picaretas fazem.
Imaginanamos quando anular a Deforma da previdência, como ficaria a pirâmide das previdências privadas?
A canetada do PT sem medir as consequências…
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.