Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Participação da Latam no mercado aéreo brasileiro atinge maior nível em 11 anos; Gol recua

Publicado 22.04.2024, 17:53
© Reuters. Logo da Latam em aeroporto de Santiago, Chile
25/4/2019  REUTERS/Rodrigo Garrido/Arquivo

(Reuters) - A participação da Latam Airlines no mercado doméstico aéreo do Brasil alcançou em março seu maior nível em 11 anos, mostraram dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta segunda-feira.

A rival Gol (BVMF:GOLL4), que está em recuperação judicial nos Estados Unidos, por outro lado, continuou perdendo participação.

A unidade brasileira da chilena Latam atingiu no mês passado uma participação de mercado de 41%, conforme dados da Anac medidos por passageiros-quilômetros transportados (RPK), o que a empresa disse ser seu maior patamar desde os 41,6% alcançados em julho de 2013.

A Latam tem liderado o segmento doméstico no Brasil desde 2021, quando ultrapassou a Gol -- que, por sua vez, tem visto sua participação de mercado diminuir desde que entrou em recuperação judicial em janeiro.

A companhia aérea, que já foi líder do setor no Brasil, tinha um "market share" doméstico de 29% em março, com queda de 13,4% na medida RPK em relação ao ano anterior, perdendo o segundo lugar para a rival Azul (BVMF:AZUL4), que atingiu 29,5% após um crescimento no tráfego de 6,7% ano a ano.

A Gol, que enfrenta alto endividamento e atrasos em entregas pela fabricante de aviões Boeing (NYSE:BA), entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos no início deste ano para reestruturar sua dívida.

A Latam, por sua vez, saiu da recuperação judicial após a pandemia com um plano de reorganização de 8 bilhões de dólares no final de 2022 e retomou crescimento, enquanto a Azul teve que concluir uma ampla reestruturação de dívidas no ano passado.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Em 2024, a Latam prevê a chegada de mais aviões e um novo crescimento de 7% a 9% na sua operação doméstica no Brasil, na comparação com 2023", disse a empresa em comunicado. "Na prática, serão adicionados no país mais de 3 milhões de assentos da companhia no ano."

O tráfego da Latam, medido por RPK, cresceu 11% em março em relação ao ano anterior. No final do ano passado, a Latam tinha participação de 37,8% do mercado doméstico brasileiro, enquanto a Gol e a Azul tinham 33,3% e 28,4%, respectivamente.

A Azul recentemente aumentou sua estimativa para lucro em 2024, afirmando que a demanda tem sido saudável e que mais rotas devem ser adicionadas este ano. Segundo a Anac, a demanda total por viagens aéreas subiu 1,4% em março contra um ano antes.

(Reportagem de Gabriel Araujo)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.