Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

Peru diz avaliar contrato da Repsol em busca de sanção por vazamento de petróleo

Publicado 24.01.2022, 14:58
© Reuters. Imagem de arquivo de uma vista geral da refinaria La Pampilla do Grupo Repsol em Callao, Peru
14/11/2018
REUTERS/Mariana Bazo

Por Marco Aquino

LIMA (Reuters) - O governo peruano disse nesta segunda-feira que está avaliando os aspectos jurídicos do contrato da empresa espanhola Repsol (MC:REP) em busca de impor uma sanção por vazamento de petróleo na costa central do país e não descarta a suspensão de suas operações.

A primeira-ministra, Mirtha Vásquez, disse que os partidos políticos -entre eles o Perú Libre de tendência marxista- pedem a rescisão do contrato e a expropriação da Refinaria La Pampilla de Repsol, pelos danos diante do vazamento que se expande enquanto o tempo passa.

"Você não pode realmente apresentar uma opinião neste momento", disse Vásquez à rádio local RPP sobre o assunto. "Já ouvi vários termos, rescisão, nulidade e até expropriação. Acho que isso acontece ao fazer uma análise jurídica de que tipo de contrato, e estamos justamente revisando-o neste momento", disse a chefe do gabinete de ministros.

A Refinaria La Pampilla, que detém 54% da capacidade de refino de combustíveis do Peru, foi comprada pela Repsol em 1996 em meio a um processo de privatização no país.

Representantes da Repsol em Lima não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

O vazamento ocorreu em meados de janeiro, quando o oleoduto de um navio que abastecia a refinaria quebrou e o petróleo invadiu o mar e praias de vários distritos, segundo a empresa, devido a "ondas violentas" após a erupção de um vulcão submarino a milhares de quilômetros em Tonga no meio do Oceano Pacífico.

RESPONSABILIDADES

O Ministério do Meio Ambiente disse em comunicado que a área afetada abrange até 9 milhões de metros quadrados, segundo relatório da entidade no final de semana.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Vásquez afirmou que, além de uma sanção contra a Repsol e do pedido de reparação das áreas afetadas, o Ministério Público está investigando o caso por suposto crime ambiental e o Estado também avalia a indenização dos atingidos.

A empresa não especificou o volume derramado, mas o Governo diz que, segundo a Repsol, seriam seis mil barris.

Centenas de pessoas, a maioria jovens, marcharam no domingo em protesto contra a empresa Repsol pelo vazamento e chegaram às proximidades da refinaria, no bairro de Ventanilla, localizado ao norte da cidade de Lima.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.