Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Petrobras diz que contrato com Unigel está "alinhado" a plano estratégico

Publicado 07.02.2024, 08:10
Atualizado 07.02.2024, 13:36
© Reuters. Logo da Petrobras na sede da companhia, no Rio de Janeiro

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras (BVMF:PETR4) afirmou que um contrato acertado com a Unigel no final do ano passado sobre a produção de fertilizantes nitrogenados está "alinhado" com seu plano estratégico que vai até 2028, segundo comunicado ao mercado na noite passada.

A empresa fez o comentário em resposta a questionamentos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre reportagem do jornal O Globo, que afirmou que o contrato de 759 milhões de reais "pode levar a estatal a um prejuízo de 487 milhões de reais", conforme uma avaliação do Tribunal de Contas da União, que cobrou explicações da estatal.

O contrato, firmado em 29 de dezembro, "para o processamento do gás da Petrobras e a entrega/comercialização de fertilizantes para a companhia, está alinhado ao plano estratégico 2024-2028 quanto ao retorno à produção e comercialização de fertilizantes", afirmou a Petrobras no comunicado.

Já a Unigel afirmou nesta quarta-feira que o contrato alvo do TCU estava sendo negociado desde junho, com foco em tornar competitiva a produção nacional de fertilizantes nitrogenados.

O país, uma potência agrícola, é grande importador de fertilizantes, e o governo busca formas de deixar o país menos dependente do produto importado, geralmente mais competitivo que o nacional, uma vez que os maiores produtores globais contam com matérias-primas, como o gás, mais baratas.

A Petrobras arrendou anteriormente duas unidades de fertilizantes para a Unigel, uma na Bahia e outra em Sergipe, mas a empresa do setor químico em dificuldades financeiras busca melhores termos sobre o preço do gás para recolocá-las em operação.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Segundo a Unigel, o contrato com a Petrobras faz parte de "análise conjunta de negócios" entre as empresas e contém a perspectiva de desenvolvimento de oportunidades nas áreas de fertilizantes, hidrogênio verde e projetos de baixo carbono.

"A Unigel, como usual neste tipo de negociação, não participou ou teve acesso às análises de viabilidade interna da Petrobras ou aos procedimentos de governança da estatal", afirmou a companhia química em nota à imprensa.

"Tanto Petrobras como Unigel seguem trabalhando com suas equipes técnicas e gerenciais para construir, dentro dos próximos meses, uma solução consolidada que garanta viabilidade, rentabilidade e competitividade para a operação das duas plantas de propriedade da Petrobras atualmente operadas pela Unigel", afirmou a companhia.

A Unigel, que afirma ser uma das maiores empresas químicas do Brasil, instaurou em 11 de dezembro processo de mediação para negociar pagamento de dívidas, fazendo pedido para um processo de "tutela de urgência cautelar" na Justiça de São Paulo. A empresa tem operações na Bahia, Sergipe e São Paulo.

(Por Alberto Alerigi Jr., com reportagem adicional de Roberto Samora)

Últimos comentários

PETROBRAS VENDEU MENOS, AINDA QUE TENHA PROFUZIDO MAIS… COMO PODE ISSO?
Plano Estratégico = roubar o máximo possível.
Falta de transparência. Como acionista da Petrobras não vejo como pode ser bom para a empresa.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.