Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Petrobras e Novonor dizem não ter ainda decisão sobre a Braskem

Publicado 18.09.2023, 15:15
Atualizado 18.09.2023, 15:41
Petrobras e Novonor dizem não ter ainda decisão sobre a Braskem

A Petrobras (BVMF:PETR4) e a Novonor (antiga Odebrecht) afirmaram nesta 2ª feira (18.set.2023) que ainda não há uma decisão sobre a venda do controle da Braskem (BVMF:BRKM5). Até agora, 3 grupos já apresentaram propostas formais para comprar a fatia da Novonor na petroquímica: Unipar (BVMF:UNIP3), J&F e Apollo/Adnoc.

Sócia minoritária na companhia com 36,1% do capital total, a Petrobras tem o direito de preferência na transação. De acordo com reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo na última 6ª feira (15.set), a petroleira e a estatal árabe Adnoc, que fez oferta com o fundo Apollo, estão com as negociações mais avançadas.

O formato que vem sendo costurado, segundo o jornal, é que as duas estatais firmem uma joint-venture que vai controlar a Braskem, deixando uma fatia minoritária (4%) para a Novonor. Essa participação remanescente também foi ofertada pela Unipar, que era vista como favorita inicialmente

Em comunicado ao mercado nesta 2ª, a Braskem disse que consultou suas duas maiores acionistas (Novonor e Petrobras) para esclarecer sobre as negociações.

A Novonor disse que “até o presente momento, não houve qualquer evolução material ou vinculante nas discussões que vem mantendo com as eventuais partes interessadas na aquisição de sua participação indireta na Braskem”. Eis a íntegra do fato relevante (PDF – 112 kB).

A Petrobras, por sua vez, afirmou que continua realizando o processo de due diligence (análise aprofundada) nos dados da companhia petroquímica para eventual exercício de direito de preferência ou de tag along, mecanismo que garante o direito de a estatal deixar a sociedade caso o controle da companhia seja adquirido por um investidor que até então não fazia parte da mesma. Eis a íntegra do comunicado (PDF – 680 kB).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

ENTENDA O QUE ESTÁ EM JOGO

A Novonor tem 38,3% e precisa vender sua fatia para saldar as dívidas. A empresa entrou em recuperação judicial em 2020 depois de ter ficado com as contas fragilizadas pelas condenações na Operação Lava Jato.

Para fazer frente à crise financeira enfrentada, a Novonor alienou suas ações da Braskem como garantia de empréstimo a 5 bancos, seus principais credores no processo de recuperação judicial. O débito da Novonor com esses bancos é de cerca de R$ 15 bilhões.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem estimulado a transação que salvaria a Novonor e permitiria a volta da Petrobras para o setor petroquímico, um desejo do governo e do PT. No mercado, há um consenso de que a palavra final sobre a venda será dada por Lula.

Em julho, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou em um café com jornalistas que a petroleira terá o privilégio de ser a última a se manifestar e analisará todas as propostas.

A proposta inicial da Apollo/Adnoc não previa participação remanescente da Novonor, o que vem sendo negociado agora.

Leia mais em Poder360

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.