As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Ver a lista completa

Petrobras supera expectativa com lucro de R$42,86 bi no 2º tri

Publicado 04.08.2021, 18:53
Atualizado 04.08.2021, 19:45
© Reuters. Logo da empresa de petróleo, Petrobras, no Rio de Janeiro, Brasil.
16/10/2019 
REUTERS/Sergio Moraes
USD/BRL
-
LCO
-
CL
-
PETR4
-
VBBR3
-

Por Marta Nogueira e Roberto Samora

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras (SA:PETR4) teve lucro líquido de 42,855 bilhões de reais no segundo trimestre, ante perda de 2,7 bilhões de reais no mesmo período do ano passado, informou a companhia nesta quarta-feira, diante de um forte avanço dos preços do petróleo e de alta nas vendas de combustíveis.

O valor superou com folga estimativa de analistas feita pela Refinitiv, que havia previsto lucro líquido de 30,7 bilhões de reais.

O petróleo Brent teve média de 68,83 dólares por barril no segundo trimestre, alta de 135,7% ante o mesmo período do ano passado, quando o mundo sentia efeitos mais fortes da pandemia, apontou a Petrobras.

O avanço dos preços ocorreu ainda enquanto as exportações de petróleo subiram 8% na comparação com um ano antes, para 743 mil barris por dia, em meio a uma menor carga nas refinarias devido a manutenções neste trimestre.

As vendas de derivados do petróleo no mercado interno também cresceram, somando 1,759 milhão de barris por dia no segundo trimestre, alta de 17,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com a alta nos preços, a receita líquida atingiu 110,710 bilhões de reais no segundo trimestre, alta de 117,5% em relação ao mesmo período de 2020.

No primeiro trimestre deste ano, o lucro líquido havia sido de 1,167 bilhão de reais. O avanço na comparação trimestral refletiu maiores margens de derivados, maiores volumes de vendas de óleo e derivados no mercado interno e de exportações, ganhos cambiais devido à valorização do real frente ao dólar.

O lucro também teve a contribuição de reversão de baixa contábil de 1,6 bilhão de reais com destaque para a BR Distribuidora (SA:BRDT3) , refletindo a precificação da oferta pública de ações.

Excluindo efeitos não recorrentes, o lucro líquido da empresa teria sido de 40,7 bilhões de reais.

"Continuamos trabalhando duro, amparados em decisões absolutamente técnicas; evoluindo e tornando-nos mais fortes para melhor investir, suprir um mercado cada vez mais exigente e gerar prosperidade para nossos acionistas e para a sociedade", disse no relatório o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna.

O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado somou 61,938 bilhões de reais entre abril e junho, alta de 148% na comparação anual.

Diante dos resultados, o Conselho de Administração da Petrobras aprovou a antecipação do pagamento de remuneração ao acionista referente ao exercício de 2021 no montante de 31,6 bilhões de reais, com a União garantindo mais de 15 bilhões no ano.

© Reuters. Logo da empresa de petróleo, Petrobras, no Rio de Janeiro, Brasil.
16/10/2019 
REUTERS/Sergio Moraes

A empresa ponderou no relatório financeiro que 2021 "ainda é um ano de transição, em que a Petrobras ainda dedica grande parte de sua geração de caixa ao pré-pagamento da dívida, com o objetivo de atingir a dívida bruta de 60 bilhões de dólares".

No segundo trimestre, a empresa reduziu em 27,5 bilhões de dólares a dívida bruta na comparação anual, alcançando 63,7 bilhões de dólares ao final do período.

 

(Com reportagem adicional de Gram Slattery no Rio de Janeiro)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.