Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

PetroReconcavo negocia compra de campos em terra da Petrobras, dizem fontes

Publicado 19.03.2019, 18:03
© Reuters. 06/02/2015 REUTERS/Paulo Whitaker
SLB
-
CL
-
PETR4
-

Por Gram Slattery

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A petroleira PetroReconcavo iniciou negociações diretas com a Petrobras (SA:PETR4) pela compra de um conjunto de 34 campos de petróleo no Nordeste, disseram à Reuters duas fontes da indústria petrolífera.

A Petrobras abriu negociações com a empresa, baseada em Salvador, após a 3R Petroleum não ter recebido financiamento para a compra dos campos por 453 milhões de dólares, que havia sido anunciada no final de novembro, afirmaram as fontes, que pediram anonimato por não estarem autorizadas a discutir assuntos internos.

As fontes apontaram que a oferta de 453 milhões de dólares foi considerada agressiva, e que a PetroReconcavo provavelmente oferecerá menos pelos campos, localizados no Estado do Rio Grande do Norte, em conjunto conhecido como Riacho da Forquilha.

A Petrobras não respondeu a pedidos por comentários, assim como Ricardo Savini, sócio da 3R Petroleum. Marcelo Magalhães, presidente-executivo da PetroReconcavo, não quis comentar.

Maior companhia do Brasil por capitalização, a Petrobras está em movimento agressivo de venda de ativos não essenciais, para reduzir sua elevada carga de dívidas e focar em produção e exploração em águas profundas.

Enquanto muita atenção é voltada a itens como o gasoduto TAG, que deve render bilhões de dólares à estatal, a empresa também avança com o desinvestimento em dezenas de campos de petróleo e gás em terra e águas rasas.

Ainda assim, as vendas de ativos enfrentam percalços frequentemente. Em janeiro, a Reuters reportou que a Petrobras recusou oferta de uma empresa apoiada pela EIG Energy Partners para compra de dois campos de petróleo em águas rasas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

As negociações com a PetroReconcavo foram inicialmente divulgadas pelo Upstream Online. A publicação ainda relatou que a Petrobras também entrou em negociações exclusivas com a petroleira independente PetroRio a respeito da venda de seu campo petrolífero de águas rasas de Baúna.

Em janeiro, a Reuters revelou que a PetroRio e a australiana Karoon Energy estavam entre as empresas a lançarem ofertas pelo campo. A brasileira Karavan, companhia de relação próxima com a Schlumberger NV (NYSE:SLB), também firmou lance pela área, de acordo com pessoas familiarizadas ao assunto.

A PetroRio não respondeu a pedido por comentários.

Em documento interno do fim do ano passado, a PetroReconcavo disse que planejava um lance por múltiplos campos petrolíferos em terra da Petrobras, e que já havia submetido uma oferta por um conjunto de campos de gás conhecido como Miranga.

Riacho da Forquilha, um campo relativamente pequeno, produzia 8.748 barris por dia de petróleo e 332 mil metros cúbicos por dia de gás conforme dados do fim de 2016, segundo os últimos números públicos da Petrobras. Ainda assim, está entre os ativos de maior produção atualmente no bloco.

(Reportagem de Gram Slattery; Reportagem adicional de Carolina Mandl em São Paulo)

Últimos comentários

Esse movimento agressivo de venda de ativos "não essenciais" carece de muita explicação. Exemplo: porque não são essenciais? Incompetência administrativa e/ou, outros interesses que em nada se vinculam com os interesses do estado? O CEO disse a pouquíssimos dias que o maior acionista da Petrobras é a sociedade brasileira. Se assim é, está vencida a hora desse maior acionista ter conhecimento detalhado, sem blá blá blá, dos verdadeiros motivos desse movimento agressivo de venda de ativos "essenciais", batizado agora, com o pseudônimo de não essenciais. Já que ninguém acorda lá em cima para revisar tudo de forma criteriosa, e que o controlador majoritário, parece que dorme acordado? O que resta é rezar, para que alguém apareça depressa para impedir o desmonte, antes que a Petrobras seja confinada a relés tamanho, perdida em águas profundas sem saída, enquanto outros grupos e outras petroleiras assumem sua descomunal e estratégicas riquezas, de mãos beijada e vontades adoçadas.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.