Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Pirelli: governo considera 'golden power' para limitar poderes da Sinochem

Publicado 05.04.2023, 08:52
Atualizado 05.04.2023, 14:41
© Reuters.

Por Alessandro Albano

Investing.com - Com as relações EUA-China cada vez mais tensas, o governo italiano está considerando maneiras de limitar a intromissão de Pequim nas principais empresas domésticas.

É o caso da Pirelli (BIT:PIRC), controlada em 37% pelo conglomerado petroquímico chinês Sinochem, sobre a qual o Palazzo Chigi estaria avaliando, entre outras opções, a aplicação do regulamento golden power para limitar os poderes do acionista chinês.

A medida, que recordamos ser um instrumento que permite ao executivo intervir em operações consideradas de interesse nacional, não seria imposta para forçar a saída da Sinochem mas, segundo noticiado por vários meios de comunicação, para limitar o seu raio de ação o compartilhamento de informações sigilosas e direito de voto no conselho de administração e na assembleia de acionistas.

Não está claro quais são as intenções de Tronchetti Provera, mas já em fevereiro a ação já havia pegado fogo após os rumores de uma possível saída da Sinochem da empresa como parte de uma reestruturação da carteira de ativos internacionais considerados non-core, incluindo a Pirelli.

Dos rumores que surgiram ao longo de quase dois meses, soube-se que o valor pedido pelos chineses rondaria os 6,5 euros por ação, ou seja, o preço de colocação com que a Pirelli regressou à bolsa em 2017 após a OPA de 2015. no entanto, foi promovido na altura ao preço de 15 euros.

Diante do alvoroço, a Sinochem não tardou em negar a vontade de deixar a empresa de pneus, mas a mudança no topo ocorrida em outubro, com Li Fanrong substituindo Ning Gaoning como presidente do conselho, pode ir nesse sentido.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Para se interessar pela empresa em caso de saída dos chineses, estaria o fundo norte-americano KKR segundo noticiou na época a Bloomberg, a mesma operadora de private equity envolvida na oferta de 20 bilhões de euros pela NetCo, da Telecom Italia (BIT:TLIT).

Vale lembrar que, além da Sinochem, o capital da Pirelli também inclui outros chineses como o Silk Road Fund, atualmente com 9% e, portanto, terceiro acionista da empresa, que, em caso de saída dos colegas da Sinochem, também poderia se desfazer com 46% do patrimônio da empresa, momento em que estaria disponível para outros fundos ou uma reestruturação da estrutura acionária.

A ação reagiu mal às notícias e caiu 4,64% para € 4,48, no pregão desta quarta-feira.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.