Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Possíveis cortes de oferta da Opep+ ameaçam mercado de petróleo apertado

Publicado 04.10.2022, 13:26
Atualizado 04.10.2022, 13:30
© Reuters. Logo da Opep em sede em Viena
16/03/2010
REUTERS/Heinz-Peter Bader
CL
-
SHEL
-
2222
-

Por Shadia Nasralla e Julia Payne e Alex Lawler

LONDRES/GENEBRA/VIENA (Reuters) - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e produtores aliados (Opep+) pode cortar a produção quando se reunir na quarta-feira, restringindo a oferta em um mercado em que executivos e analistas de empresas de energia dizem estar sob pressão devido à demanda robusta, falta de investimento e problemas de produção.

O potencial corte da Opep+ pode estimular uma recuperação nos preços do petróleo, que caíram para cerca de 90 dólares, de 120 dólares há três meses, devido a temores de uma recessão econômica global, aumento das taxas de juros dos EUA e um dólar mais forte.

A Opep+, que inclui Arábia Saudita e Rússia, surpreendeu o mercado ao sugerir cortes de produção superiores a um milhão de barris por dia (bpd), disseram fontes do grupo, no que seria o maior corte de produção desde a pandemia.

A Arábia Saudita e outros membros da Opep+ disseram que procuram evitar a volatilidade em vez de atingir um preço específico do petróleo.

"Tal decisão seria difícil de justificar fundamentalmente, já que o mercado de petróleo sofre tudo menos um superávit", disse Norbert Rucker, chefe de economia da Julius Baer.

O Ocidente acusou a Rússia de usar a energia como arma, já que a Europa sofre com uma grave crise de energia e pode enfrentar racionamento de gás e energia neste inverno, um golpe para sua indústria.

Moscou acusa o Ocidente de usar como armas o dólar e sistemas financeiros, como o SWIFT, em retaliação ao envio de tropas russas para a Ucrânia em fevereiro. O Ocidente acusa Moscou de invadir a Ucrânia, enquanto a Rússia chama isso de operação militar especial.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Oferta apertada

Enquanto a Opep+ se reúne em Viena para a sua primeira reunião presencial desde que a pandemia de Covid ocorreu em 2020, o ministro da Energia saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, disse que manteria o mercado em suspense até quarta-feira, mas recusou fazer mais comentários.

Em uma conferência de energia em Londres, os principais executivos da indústria petrolífera disseram que o consumo de petróleo é resiliente e que o mercado global enfrenta restrições de oferta.

O presidente-executivo da Saudi Aramco (TADAWUL:2222), Amin Nasser, disse que o mercado de petróleo está desconsiderando a realidade de que a capacidade ociosa global para aumentar a produção de petróleo é muito baixa.

"(O mercado está) se concentrando no que acontecerá com a demanda se a recessão ocorrer em diferentes partes do mundo. Eles não estão se concentrando nos fundamentos da oferta", disse Nasser ao Energy Intelligence Forum.

O presidente-executivo da Shell (NYSE:SHEL), Ben van Beurden, falando na mesma conferência, disse que os preços atuais não se traduzem facilmente em uma mudança na alocação de capital, uma vez que pode levar décadas para que os projetos de petróleo e gás sejam produzidos e comecem a valer a pena.

A Opep+ já lutou para produzir nos níveis acordados devido ao subinvestimento e está bombeando mais 3 milhões de bpd abaixo de suas metas.

(Reportagem de Shadia Nasralla, Julia Payne e Alex Lawler)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.