Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Presidente da Boeing vai deixar cargo no final de 2024 em meio à crise de qualidade

Publicado 25.03.2024, 09:22
© Reuters.
BA
-
BOEI34
-

(Reuters) - O presidente-executivo da Boeing (NYSE:BA), Dave Calhoun, deixará o cargo até o final do ano, em uma ampla mudança na administração provocada pela crise de qualidade na fabricante de aviões, exacerbada após um pedaço da fuselagem de um jato 737 MAX se soltar em pleno voo em janeiro.

Além disso, o presidente do conselho de administração, Larry Kellner, e Stan Deal, presidente-executivo da Boeing Commercial Airplanes, também estão deixando a Boeing, enquanto o conselho da empresa tenta retomar controle das inúmeras questões que têm abalado a confiança na companhia ao longo de várias semanas.

O incidente de janeiro foi apenas o mais recente de uma série de crises que abalaram a confiança do setor na fabricante e prejudicaram sua capacidade de aumentar a produção. O próprio Calhoun foi nomeado presidente-executivo após duas quedas de aviões da empresa em 2018 e 2019 que mataram quase 350 pessoas.

Imediatamente após o incidente de 5 de janeiro, quando um pedaço da fuselagem se soltou do avião em pleno voo, executivos de companhias aéreas expressaram apoio a Calhoun, mas esses sentimentos positivos diminuíram após novos atrasos na produção e à medida que órgãos reguladores detalhavam problemas de qualidade em um importante centro de fabricação da empresa nos arredores de Seattle.

Alguns investidores expressaram preocupação de que essa mudança não seria suficiente para resolver esses problemas.

"Há muito tempo achamos que os problemas da Boeing estão assentados em desafios culturais", disse Cameron Dawson, diretor de investimentos da NewEdge Wealth.

As ações da Boeing perderam cerca de um quarto de seu valor desde o incidente. Os papeis subiam 1,2% nesta segunda-feira, bem abaixo de ganhos maiores registrados mais cedo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A empresa está enfrentando uma pesada fiscalização regulatória e as autoridades norte-americanas limitaram a produção da companhia enquanto tenta corrigir seus problemas. A Boeing também está em negociações para comprar sua antiga subsidiária Spirit AeroSystems para tentar obter mais controle sobre a cadeia de suprimentos.

Calhoun disse que ele tomou a decisão de se afastar. "Fui eu quem avisou que, no final deste ano, pretendia me aposentar", disse Calhoun à CNBC. Ele afirmou que quis permanecer até o fim do ano para lidar com questões de qualidade.

A diretora de operações, Stephanie Pope, foi designada para liderar a Boeing Commercial Airplanes, com efeito a partir de segunda-feira.

Steve Mollenkopf, ex-presidente-executivo da Qualcomm, foi apontado como novo presidente do conselho e está liderando a busca pelo próximo presidente-executivo. Uma fonte disse à Reuters que Mollenkopf se juntará a Kellner em reuniões programadas com CEOs de grandes companhias aéreas dos Estados Unidos e do exterior.

QUESTÕES SOBRE GESTÃO

Na semana passada, um grupo de presidentes de companhias aéreas norte-americanas solicitou reuniões com os diretores da Boeing sem Calhoun para expressar sua frustração com o incidente da Alaska Airlines (NYSE:ALK) e a gestão.

Analistas e investidores consideraram a mudança positiva para a Boeing, mas enfatizaram que muito depende do sucessor de Calhoun e da mudança da cultura da empresa a partir do topo.

Calhoun disse à CNBC que a Boeing resolverá seus problemas de qualidade. "Eles estão à altura do desafio", disse Calhoun. "Vamos acalmar a situação. Vamos antecipar os problemas."

A crise da Boeing tem frustrado as companhias aéreas, inclusive a brasileira Gol (BVMF:GOLL4), que já estão enfrentando atrasos nas entregas tanto da empresa quanto da rival Airbus (EPA:AIR), e a fabricante de aviões está gastando mais dinheiro do que o esperado neste trimestre.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

(Por David Shepardson e Allison Lampert)

Últimos comentários

um pedaço da fuselagem soltou-se de um avião 737 ? precisaria detalhar melhor este acidente.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.