Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Presidente da CVM diz que órgão está atento a empresas que têm envolvimento de trio da Americanas

Publicado 28.03.2023, 14:15
© Reuters. Unidade da Americanas m Brasília
12/01/2023
REUTERS/Ueslei Marcelino
ABEV3
-
AMER3
-
ABEV
-

Por Eduardo Simões

(Reuters) - O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Barroso do Nascimento, disse nesta terça-feira que o órgão regulador do mercado de capitais está atento às companhias abertas onde há o envolvimento dos investidores Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira após o rombo contábil revelado no início do ano na Americanas, varejista que tem o trio como seus acionistas de referência.

"Sem querer tirar nenhuma conclusão precipitada, eles notoriamente têm políticas bastante agressivas em relação a contabilização de despesas, em relação à ideia de tentar tirar a maior vantagem possível dos prazos de pagamento de fornecedores, e isso tudo faz com que, sim, a gente esteja atento a outras companhias que são controladas por eles", disse.

"Mas também volto a dizer: neste momento a gente não tem nenhuma razão para acreditar que isso seja um risco sistêmico e que tenha um efeito dominó para essas companhias", acrescentou.

A declaração foi dada durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para tratar do rombo contábil revelado em janeiro na Americanas, que levou a varejista a um pedido de recuperação judicial.

Além de serem acionistas de referência da Americanas  (BVMF:AMER3), Lemann, Telles e Sicupira também são acionistas relevantes da AB Inbev, que controla a cervejaria Ambev (BVMF:ABEV3).

Nascimento também disse aos senadores que a CVM "estará atenta" ao preço de emissão que será usado em um eventual aumento de capital da Americanas por parte dos acionistas de referência para resguardar os direitos das pessoas que colocaram sua poupança em ações da companhia.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Antes da divulgação das inconsistências contábeis pela Americanas, as ações da empresa eram negociadas na casa dos 12 reais na B3 (BVMF:B3SA3). Nesta terça, os papéis eram cotados a 1,02 real e, na mínima registrada após o anúncio do rombo, chegaram a valer 0,64 real.

Em sua fala, o presidente da CVM também disse que o órgão regulador tem mantido contato próximo com outras empresas varejistas que têm o capital aberto, mas que também a avaliação inicial da autarquia é de que a crise da Americanas é um caso isolado e que não há risco sistêmico neste setor.

Últimos comentários

Hoje o grupo petropolis entrou com pedido de recuperacao judicial . Para quem sabe ler um pingo e letra Ambev e short
Conclusão: se deixar a CVM cuidar de duas tartarugas, uma foge.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.