Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Programa de depreciação acelerada pode resultar em capex adicional de R$20 bi, estima Bradesco BBI

Publicado 02.01.2024, 15:12
Atualizado 02.01.2024, 15:16
© Reuters. Máquina em planta de fábrica em Ribeirão Preto
15/09/2016
REUTERS/Nacho Doce

(Reuters) - O Projeto de Lei (PL) da depreciação acelerada, que prevê incentivos à modernização do parque fabril brasileiro em 2024, pode resultar em investimento adicional de 20 bilhões de reais, estimam analistas do Bradesco BBI, conforme relatório enviado a clientes nesta terça-feira.

A proposta, encaminhada ao Congresso pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último sábado, prevê, em um primeiro momento, 3,4 bilhões de reais para o programa, que busca incentivar a compra de máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos novos.

O vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, disse no domingo que o objetivo da iniciativa é "buscar produtividade, buscar competitividade, buscar eficiência, e, de outro lado, estimular investimentos".

A equipe do Bradesco BBI disse que o projeto enviado tem modificações relevantes em comparação com o programa preliminar. Inicialmente, citou, a expectativa era depreciar totalmente o capex em um ano e não em dois anos como proposto agora.

"De acordo com nossas estimativas, o limite de 3,4 bilhões de reais em benefícios fiscais para o programa de depreciação acelerada em 2024 poderia resultar em 20 bilhões de reais em investimentos adicionais", afirmaram Victor Mizusaki e equipe.

Eles acrescentam que, mesmo se esse programa resultar em um efeito de pré-compra, considerando a informação da Fiesp de que o setor industrial investiu cerca de 120 bilhões de reais em 2021, seria necessário elevar isso a 456 bilhões de reais em 7 a 10 anos para reduzir a disparidade de produtividade com os EUA.

A depreciação acelerada é um mecanismo que funciona como antecipação de receita para as empresas. Toda vez que adquire um bem de capital, a indústria pode abater seu valor nas declarações futuras de IRPJ e de CSLL.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em condições normais, esse abatimento é feito em até 25 anos, conforme o bem vai se depreciando. Com a depreciação acelerada prevista no PL, o abatimento das máquinas adquiridas em 2024 poderá ser feito em apenas duas etapas – 50% no primeiro ano, 50% no segundo.

No relatório enviado a clientes nesta terça-feira, os analistas do Bradesco BBI estimam que, assumindo que o programa só estará ativo em 2024, Tupy (BVMF:TUPY3) e Randon (BVMF:RAPT4) deverão ser as ações mais beneficiadas.

Mizusaki e equipe também avaliam que WEG (BVMF:WEGE3) poderá se beneficiar do aumento da demanda por motores elétricos.

 

(Por Paula Arend Laier)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.