🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Projeto de lei sobre privatização da Copel avança na assembleia legislativa do Paraná

Publicado 24.11.2022, 08:44
© Reuters. Torre de transmissão de energia
20/01/2017
REUTERS/Juan Medina
CPLE3
-
CPLE6
-

SÃO PAULO (Reuters) - A proposta do governo paranaense de privatizar a Copel (BVMF:CPLE6), tornando-a uma companhia de capital disperso e sem acionista controlador, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná na quarta-feira, em uma primeira votação sobre o tema, segundo informações da imprensa do órgão legislativo.

O avanço da pauta ocorre dias após o Estado do Paraná revelar seus planos de se desfazer do controle da Copel em um modelo semelhante ao da Eletrobras (BVMF:ELET3), o que levou as ações da elétrica paranaense a dispararem.

O projeto de lei 493/2022 precisa ser votado em segunda discussão da assembleia do Paraná. Uma sessão extraordinária para isso foi realizada também na quarta-feira, mas por ter recebido emendas de plenário, o texto retornou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

A CCJ se reuniu para apreciar as emendas ainda na quarta-feira, mas a votação foi adiada após o pedido de vista dos deputados Tadeu Veneri (PT) e Homero Marchese (Republicanos), de acordo com informações do legislativo paranaense. A CCJ volta a se reunir nesta quinta-feira para deliberar os textos.

Das cinco emendas recebidas, três foram apresentadas pela Liderança da Oposição. Uma delas, por exemplo, autoriza o Estado a alienar ações da Copel desde que seja assegurado no mínimo 51% das ações ordinárias pelo Estado.

© Reuters. Torre de transmissão de energia
20/01/2017
REUTERS/Juan Medina

Além da assembleia legislativa, o projeto também precisa ter aprovação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Paraná.

Nesta semana, o CEO da Copel não arriscou prever um prazo para que o Estado obtenha as aprovações necessárias, mas indicou que o processo deve ser influenciado pelo cronograma de renovação da principal concessão de geração da Copel, a usina hidrelétrica Foz do Areia.

 

(Por Letícia Fucuchima)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.