Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Reino Unido aprova maior campo de exploração de petróleo no Mar do Norte em anos

Publicado 27.09.2023, 10:23
© Reuters. Manifestante protesta contra uso de combustíveis fósseis, em Londres
16/09/2023
REUTERS/Susannah Ireland

Por Sarah Young

LONDRES (Reuters) - O Reino Unido autorizou o avanço de um de seus maiores novos projetos para a exploração de petróleo e gás em anos, o campo de Rosebank, da Equinor, no Mar do Norte, dizendo que a segurança energética é a prioridade do país, apesar da oposição dos ambientalistas.

O anúncio desta quarta-feira foi feito depois que o primeiro-ministro Rishi Sunak enfraqueceu as metas climáticas do país na semana passada, em uma medida que, segundo os críticos, também poderia incentivar outros países a reduzir suas ambições climáticas.

A ministra da Segurança Energética, Claire Coutinho, disse que o campo de Rosebank será menos intensivo em emissões do que os desenvolvimentos mais antigos de petróleo e gás.

"Continuaremos a apoiar o setor de petróleo e gás do Reino Unido para sustentar nossa segurança energética, crescer nossa economia e nos ajudar a realizar a transição para uma energia mais barata e mais limpa", disse ela.

A base do plano para tornar Rosebank menos intensivo em emissões é eletrificar o processo de extração.

O grupo norueguês Equinor disse que a eletrificação do campo, localizado a oeste das Ilhas Shetland e com início de produção previsto para 2026-27, só ocorrerá em 2030.

Os defensores do meio ambiente pediam ao governo que interrompesse o desenvolvimento de Rosebank, dizendo que o projeto contraria o plano para uma economia com emissão líquida zero de gases causadores do efeito estufa.

Mas Sunak deu seu apoio ao projeto no Mar do Norte em julho, dizendo que o Reino Unido precisava de novos combustíveis fósseis domésticos para melhorar a segurança energética e que o petróleo e o gás ainda farão parte da matriz energética do país mesmo em 2050.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Espera-se que o campo de Rosebank, relativamente pequeno no contexto global, produza 300 milhões de barris de petróleo em sua vida útil.

O Partido Trabalhista, principal legenda de oposição, que deseja focar em energia limpa, disse que respeitará todas as licenças concedidas antes da próxima eleição, inclusive a do Rosebank.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.