Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Rial cita falta de transparência e problemas em reportes da Americanas em conferência fechada

Publicado 12.01.2023, 10:05
Atualizado 12.01.2023, 10:11
© Americanas - Divulgação própria

SÃO PAULO (Reuters) - O ex-presidente-executivo da Americanas SA (BVMF:AMER3) Sergio Rial participou de uma conferência fechada na manhã desta quinta-feira sobre os problemas contábeis divulgados na véspera pela companhia que indicam um buraco nas contas da empresa de pelo menos 20 bilhões de reais.

Na conferência, organizada pelo BTG Pactual (BVMF:BPAC11) e transmitida online para número limitado de participantes, Rial afirmou que, apesar de ficar por apenas 9 dias no comando da Americanas, encontrou sinais relacionados falhas em identificação de financiamentos bancários que deveriam ter sido identificados como dívida.

LEIA MAIS: Analistas colocam Americanas sob revisão após "inconsistência contábil sem precedentes"

"Uma das primeiras coisas que me chamou atenção é por que nas cartas de circularização aos bancos isso não aparece como dívida", disse Rial, fazendo referência a contratos da Americanas de financiamento voltados ao pagamento de fornecedores.

Na véspera, a companhia divulgou um fato relevante com poucos detalhes afirmando que em uma análise "preliminar" identificou "inconsistências" contábeis que somam 20 bilhões de reais, mas que acredita que "o efeito caixa dessas inconsistências seja imaterial".

Em sua fala, transmitida apenas em parte pelo canal do BTG Pactual no YouTube, Rial afirmou que identificou "sinais de que talvez o nível de transparência e talvez a vontade da própria gestão em querer falar de problemas e desafios não estivesse tão fluída na organização como deveria".

As ações da Americanas indicavam forte queda nesta quinta-feira, com leilão de abertura mostrando tombo de pelo menos 50%. O movimento arrastava outras companhias para baixo, como Ambev (BVMF:ABEV3), Via SA (BVMF:VIIA3) e Magazine Luiza (BVMF:MGLU3).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

A culpa dessa desorganização é corrupto, falso, mentiroso, fugitivo e incompetente do Sr JAIR BOLSONARO!
Tu deves ser um daquele ser aquele dunck do filme do Sherek.
B3 é uma bolsa de bandidos teve negada nas puts antes dessa noticia
A próxima a quebrar vai ser a Havan....
Lula ladrão. corrupção total
Vc ficou maluco ou partocipa da quadrilha? Vc sabe quem nomeia da diretoria da CVM? Sabe por quanto tempo é o mandato e que a cada ano troca 1/5 da alta direção. O Marcelo, antigo presidente, indicado por Temer, vc sabe por onde anda? O atual, João Pedro, parceiro do idiota fez doutorado em Illinois e nunca mais leu um paper. Tomou posse em julho/agosto de 2022. Empossado, exatamente pelo seu parça: Jegues! Vc sabe onde eles estariam nesse momento? Se souber diga, ajudaria bastante à interpol. Vai estudar, Gado! Sabe porra nenhuma! E cuidado pra não ser flagrado pastando num video desses e ir parar na papuda. Imbecil !!!! Fomos roubados porra! E tudo ocorreu sob os governos Temer-Bozo! Vai se informar, Boi!
Empresa ruim a muito tempo, preço lucro antes do buraco 155 anos, os minoritários perderiam de qualquer jeito com esses péssimos fundamentos.
Cadê os acionistas majoritários? pq não fazem um aporte de Capital, não são milionários?
mais uma manipulação de mercado........Certeza que não tem mais nenhum institucional aplicado lá, sobrou só pessoas físicas aí eles anunciam o tombo.......Brasil e feito de malandros não tem jeito
Com a complacência da CVM do Bozo-Jegues! Pqp!
Aos liberais da auto regulação do mercado, segue mais uma máxima de que não existe corrupção nas empresas privadas,mais uma caindo por terra. 😂😂😂😂
e uma empresa provada não? Fornecedores, Clientes, Financiadores, empregados, vc acredita que esse se não quebrarem não repassarão esses custos nós preços? Só uma categoria não dará isso, os empregados que não regulam seus preços. os demais, colocaram nos seus preços e aí o custo estará socializado. acorde.
Já somaram quantos bilhões de empresas e bancos falidos se teve no País boa últimos 50 anos? Pra quem vai esse custo? É óbvio que vai pra sociedade. Cadeias de fornecedores, clientes, empregados e financiadores todos pagam por isso.
não foi uma questão de erro de investimento. Foi fraude! Com a participação dos indicados políticos do Jegues. Se a CVM fosse composta por profissionais de Estado, isso jamais teria ocorrido. Me cita um esquema de corrupção numa organizacão com servodores estaveis? Fala ai! Um! Somente um! Nunca houve e jamais haverá, o problema é exatamente onde convivem, CEO indicados pomiticamente, funcionários sem estabilidade e os interesses de irganizaçōes privadas.
Cristian, tem coisa estranha aí, vendo algumas reportagens, umas escrevem: que o Rial mesmo não tendo uma conclusão da nova auditoria decidiu pela transferência. Se não tenho nada concluído, supõe que este Rial também se usou de má fé. O correto é ter em mãos as conclusões etc...olha o que este Rial fez com o papel hoje...este também foi um péssimo administrador, admira eu saber que ele trabalhou em banco, onde o sigilo é item d3 caráter...
Esse CEO parece estar especulando e agindo de má fé.
Tive o mesmo pensamento. Principalmente, porque ele era o Chairman do Santander, um dos maiores financiadores de Risco Sacado do mercado (ou seja, ele nem sabia sobre o produto que vendia)....
Vc tem razão! Ele só deveria vir a público com um processo completo de auditoria. Outra coisa absurda é fazer uma denuncia a portas fechadas, exatamente com a raposa (BTC) e ignorar que há milhares de investudores que tem TODO DIREITO DE SABER A VERDADE! Mesmo que haja rombo, a atitude desse cara foi crime de mercado.
Parece que o btg quer derrubar o valor para comprar kkk
Governo cleptopata do Bozo acabou. Quem nomeou essa diretoria da CVM foi o idiota de Ilinois. Ora, ele e seus parceiros da CVM já têm lugar reservado na papuda, agora se provarem que o banco dele, ainda está por trás para manipular e comprar na baixa. Ai, vamos ter que construir muitas penitenciárias!
RESUMO: Auditoria é algo que não serve pra absolutamente nada !!!
Antes de chegar a zero...farão assembleias emergência pra inplitar?Rsrsrsrs
óia tem 500 amer3, se alguém souber de ação coletiva na justiça, me avisa... improbidade administrativa da americanas...merece ação coletiva por danos morais e materiais, ações são papéis e julga-se como bens materiais
Eu tenho tbem . Sera que eh melhor vender hoje oy aguardar um pouco?
 vende
Quando o Ministério Público atua e o Estado vence a causa, o dinheiro vai para o Estado e depois é "socializado" (entenda-se, roubado). Não existe Justiça quando o Ministério Público propõe ação coletiva porque ele tira o direito individual de cada cidadão de obter a reparação dos seus próprios danos que é o correto.
Engraçado que ontem teve um pico de alta no final do dia. Ai vem a noticia na calada da noite e meninao la pediu pra sair. Tem que ir na bota dele, pq vendido estava kkkkkkkkkkk E a B3, como sempre, servindo de especulação... Brazil não é para amdores... Maior auê por um ajuste de caixas.
Engraçado que podem questionar a transparência dos dados sobre o financeiro das empresas, logo nem isso vão poder questionar mais.
Tá em Leilão Eterno 🤣🤣🤣
fique em casa, a economia a gente vê depois
vale lembrar que dá mesma forma que a MGLU3 teve a chance de ouro com a pandemia, mas tinha uma CEO inútil e incompetente com uma política ruim, a AMER3 também teve essa chance, mas pelo visto se afundaram em dívidas.
A apologia do vazio... fica em casa....kkkk
 uiii, não falem dos tchutchuca da esquerda, isso dói, pior é dividir mãe com esquerdista.
O mais cômico da história inteira (vendo o discurso do Rial há pouco), é que como "Chairman" do Santander (um dos maiores financiadores de Risco Sacado das Lojas Americanas), nunca tinha encontrado problemas (caso contrário não se originaria $ 20bi). E infelizmente, acabou de queimar um bom produto financeiro do Mercado (lógico, quando mal utilizado é uma corda pronta para se enforcar). Tem uma boiada na linha.....
O futuro é MELI 34, não tem loja física, nao tem funcionários e nao pagam dividendos.... vai entender...
A empresa pode falir e outras assumem o lugar, sem custo. Se fosse estatal você ia pagar com impostos. Privatizar é o caminho.
A mágica da numerologia estilo Jegues. Vende a casa e o carro e diz que ganhou dinheiro!!!
o varejo no Brasil está doente a anos , neste caso deram o remédio errado
Privatizar é a solução! Fazuéli, terroristas de acampamentos!
Talvez tenham feito isso SÓ PRA TOMAR UMA CERVEJINHA, coitados. E cervejinha da AMBEV ainda!! FAZUÉLI LEHMAN!
faz o L
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.