Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

Ruídos políticos atrapalham Ibovespa de seguir alta de NY, mas China alivia

Publicado 18.04.2023, 08:38
© Reuters.  Ruídos políticos atrapalham Ibovespa de seguir alta de NY, mas China alivia

Após subir 0,38%, na máxima diária aos 106.418,85 pontos, o Ibovespa passou a cair, indo à mínima dos 105.121,74 pontos (-0,84%), em meio a ruídos políticos, em dia de expectativa de envio do texto do novo arcabouço fiscal ao Congresso Nacional.

Apesar da alta das bolsas em Nova York e das ações ligadas a commodities, na esteira de balanços trimestrais fortes nos Estados Unidos e dados de atividades da China, o Índice Bovespa tem dificuldade em definir tendência e em defender a marca dos 106 mil pontos.

"Hoje é um dia bem decisivo para o arcabouço fiscal que agitou os mercados. Tem ainda a China, com dados acima do esperado, e os lucros de grandes bancos nos Estados Unidos", avalia Bruna Centeno, economista, sócia e advisor da Blue3 Investimentos.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o encaminhamento da nova regra fiscal será entregue hoje diretamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além da informação de que a proposta do arcabouço pode excluir aportes em estatais, enfermagem e série de itens de limite de gastos, segundo reportagem da Folha de S. Paulo, Bruna cita as falas do presidente Lula em relação à guerra na Ucrânia como ruídos que limitam os ganhos do Ibovespa.

"Tudo isso sinaliza algum conflito na economia, mas ainda são apenas ruídos, o dia tende a ser positivo para empresas ligadas a commodities", afirma a economista e sócia e advisor da Blue3 Investimentos.

Por ora, o Índice Bovespa mira uma sequência de quatro sessões seguidas de realização de lucros discreta, depois de subir mais de 5% na semana passada. Ontem, fechou em baixa de 0,17%, aos 106.279,37 pontos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Ainda fica no radar os dados de produção e vendas do primeiro trimestre de 2023 da Vale (BVMF:VALE3), que saem depois do fechamento da B3 (BVMF:B3SA3). Relatório do Bradesco BBI sugere que o resultado da mineradora não deve ser nada inspirador. A instituição estima, por exemplo, queda dos embarques de minério entre janeiro e março de 2023, por conta da sazonalidade.

Na China, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,5% entre janeiro e março deste ano, acima da previsão de 4,0% dos analistas, enquanto as vendas varejistas do país subiram 10,6%, também superando as expectativas.

"A despeito do menor crescimento dos investimentos e da produção industrial, além dos sinais que o mercado imobiliário segue com dificuldades, o crescimento acima do esperado do PIB chinês apoiado no consumo ajuda a impulsionar os preços dos ativos de risco", avalia em nota a MCM Consultores.

As bolsas europeias e dos EUA sobem ainda estimuladas pelos lucros trimestrais melhores do que o esperado do Bank of America (NYSE:BAC) e Johnson & da Johnson & Johnson (NYSE:JNJ) (J&J). Na Ásia, os mercados de ações fecharam com sinais divergentes após os resultados destoantes dos dados chineses. Já os juros dos títulos americanos caem, reforçando a busca por ativos de risco, atentos ao indicador do setor imobiliário e à espera de falas de membros do Fed. Os investidores buscam afinar suas apostas para os juros norte-americanos antes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), em maio.

Às 11h17, o Ibovespa subia 0,02%, aos 106.036,03 pontos, depois de subir 0,38%. Vale tinha alta de 0,63%, enquanto Petrobras (BVMF:PETR4) tinha elevação de 1,09% (PN) e de 1,20% (ON).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Esse governo nefasto nao faz nada de difernete a nao ser atrapalhar !! Apresenta uma proposta para o mercado e na entrega para votacao altera uma parte significativa do texto !! Isso nao pode ser chamado de fraude ?
nada... o nome disso é incompetência...
Troquem a manchete para: desgoverno atrapalha Ibovespa......
Ruídos... kkkkk! É muito amor no mundo jornalístico.
A China prosperando até o calabouço,mesmo com a possível roubalheira ,dará certo…126 k.Anota aí
nossa como a bolsa pode nao subir? o país está uma maravilha..( sendo ironico)
Só falar na ideia e olha o índice “ azulzando”
O Lira e Pacheco imitando o republicano Ricardim Shelby o índice rompe a mme 200 fácil ( corte de gastos ou shoutdown…é a lei! A nossa espiã do vasco Tebet já fez a sugestão)
Só vai melhorar esse país quando reduzir em 50% o número de funcionários públicos do executivo, judiciário, legislativo, forças armadas, ministérios públicos, tcu, etcc. vamos reduzir despesas e ninguém nem vai notar a redução dos funcionários.
diagnóstico correto!!
tem de reduzir as mordomias também. Juiz com auxílio moradia .... deputado c auxílio moradia, auxílio paletó..... é um escárnio.....
Saiu um bozo,, entrou outro,,, saiu uma quadrilha,,,entrou outra,,,,,a burguesia política,,, só quer saber de dinheiro e poder,,, sem falar na corrupção,,
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.