Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Rússia paralisa terminal de exportação de combustível após suposto ataque de drone ucraniano

Publicado 21.01.2024, 14:46
Atualizado 21.01.2024, 14:50
© Reuters.

Por Andrew Osborn e Maxim Rodionov

(Reuters) - A empresa russa de energia Novatek disse no domingo que foi forçada a suspender parte das operações em um enorme terminal de exportação de combustível do Mar Báltico devido a um incêndio iniciado pelo que a imprensa ucraniana disse ser um ataque de drones.

O gigantesco complexo de Ust-Luga, localizado no Golfo da Finlândia, a cerca de 170 km a oeste de São Petersburgo, é usado para enviar produtos de petróleo e gás para mercados internacionais. Ele processa condensado de gás estável - um tipo de óleo leve - em nafta leve e pesada, querosene e diesel para serem transportados por via marítima.

Não ficou claro quanto tempo duraria a interrupção, quantos navios-tanque teriam que ficar parados fora do porto e qual seria o efeito de repercussão nos mercados internacionais de energia.

A agência de notícias Interfax-Ucrânia, citando fontes não identificadas, disse que o incêndio foi o resultado de uma operação especial realizada pelos serviços de segurança da Ucrânia.

"O terminal de petróleo de Ust-Luga, na região de Leningrado, é uma instalação importante para o inimigo. O combustível é refinado lá, o qual, entre outras coisas, também é fornecido às tropas russas", disse a agência citando uma fonte.

"Um ataque bem-sucedido a esse terminal não apenas causa danos econômicos ao inimigo, privando os ocupantes da oportunidade de ganhar dinheiro para travar uma guerra na Ucrânia, mas também complica significativamente a logística de combustível para os militares russos".

A Reuters não pôde confirmar se o incêndio foi resultado de um ataque de drone ucraniano.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Alexander Drozdenko, governador da região de Leningrado, disse no aplicativo de mensagens Telegram que não houve vítimas no terminal de Ust-Luga e que todos os trabalhadores foram evacuados em segurança.

As agências de notícias russas informaram que dois tanques de armazenamento e uma estação de bombeamento haviam sido danificados, mas que o fogo havia sido controlado.

A Novatek, que é a maior produtora de gás natural liquefeito da Rússia, disse em um comunicado que havia suspendido algumas operações após o incêndio que, segundo ela, foi resultado de "influência externa".

A Rússia e a Ucrânia têm como alvo a infraestrutura de energia uma da outra em ataques destinados a interromper as linhas de suprimento e a logística, cada lado buscando desmoralizar o outro.

A Novatek processou 3,4 milhões de toneladas de condensado de gás estável no complexo no primeiro semestre de 2023, de acordo com os dados mais recentes disponíveis, um aumento de 0,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

(Reportagem de Maxim Rodionov e Andrew Osborn; reportagem adicional de Vladimir Soldatkin, Pavel Polityuk e Lidia Kelly; Texto de Andrew Osborn)

Últimos comentários

O Palhaço 🤡 brincando com 🔥 vai se fuder está Anta
Até o momento o Ocidente só perdeu nessa aventura e a Rússia se tornou a maior fornecedora de petróleo para a China.
São os houthis ucranianos do bem. a querer perturbar o mercado mundial de energia...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.