⌛ Perdeu a alta de 13% da ProPicks em maio? Assine agora e receba mais cedo as ações de Junho.Desbloquear ações

Sabesp e Copasa deixam associação após decretos de Lula

Publicado 07.04.2023, 16:22
Atualizado 10.04.2023, 07:11
© Reuters Sabesp e Copasa deixam associação após decretos de Lula
CSMG3
-
SBSP3
-

Os decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudando o Marco Geral do Saneamento provocaram um racha na Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). A Sabesp (BVMF:SBSP3), de São Paulo, e a Copasa (BVMF:CSMG3), de Minas Gerais, anunciaram nesta sexta-feira, 7, suas desfiliações da entidade. Os governadores Tarcísio de Freitas (do Republicanos) e Eduardo Zema (Novo) são de partidos que estão na oposição ao governo federal.

Com as alterações feitas pelo governo federal, foi aberto um caminho para que estatais estaduais continuem operando os serviços de água e esgoto sem licitação, por meio dos chamados contratos de programa - quebrando um dos fundamentos da lei sancionada em 2020.

Em nota do governo paulista, a Sabesp afirma que a visão da Aesbe seria alinhada a instrumentos políticos e seria contrária à necessidade de segurança jurídica para o setor, sendo incoerente com o avanço do saneamento no Brasil. Ainda segundo a nota, a Sabesp "preza pela eficiência e governança para proporcionar investimentos em saneamento, sejam privados ou públicos".

Sabesp e Copasa são empresas de capital misto, com controle dos governos estaduais, mas com capital aberto. São há anos candidatas a um processo de privatização. No caso da Sabesp, Tarcísio de Freitas anunciou na quarta-feira passada que vai assinar contrato com a IFC, agência do Banco Mundial (Bird), para realização de estudos sobre uma possível privatização da companhia. Essa venda poderia acontecer no próximo ano.

Reação

Como antecipou o Estadão/Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o Congresso já se articula para derrubar as alterações feitas por Lula via decreto - movimento que une partidos da oposição e até da base de apoio do governo no Legislativo.

O deputado Fernando Monteiro (PP-PE), aliado do governo, vai apresentar dois projetos que anulam por inteiro os efeitos das regras editadas pelo presidente. O conteúdo, porém, pode ser alterado para derrubar apenas alguns trechos. Uma proposta como essa precisa ser aprovada por maioria simples na Câmara e no Senado.

Logo após a assinatura dos decretos, na quarta-feira, 5, o secretário executivo da Aesbe, Sergio Gonçalves, chegou a dizer que as mudanças eram positivas. "As nossas proposições não foram todas atendidas, porém, já foi um importante passo dado. É um momento muito importante para a Aesbe e suas associadas, que passaram os últimos seis anos em uma situação de muita pressão", disse ele. "Mas, desde a atuação da equipe de transição do governo Lula, em 2022, nós já começamos a vivenciar uma outra realidade, passamos a participar dos debates e sermos ouvidos." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.