Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Safra diz que acordo proposto por Americanas com bancos prevê interrupção de investigações

Publicado 28.11.2023, 11:13
© Reuters. Unidade da Lojas Americanas em Brasília
12/01/2023
REUTERS/Ueslei Marcelino

SÃO PAULO (Reuters) - O banco Safra, um dos principais credores da Americanas (BVMF:AMER3), avalia que houve fraude na rede de varejo e que o acordo anunciado na véspera em que outros bancos aceitaram apoiar o plano de recuperação judicial da companhia prevê interrupção de investigações.

O Safra não aderiu ao acordo anunciado na véspera pela empresa que tem os bilionários Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcelo Telles como acionistas de referência. O acerto anunciado pela Americanas envolve os bancos Bradesco (BVMF:BBDC4), BTG Pactual (BVMF:BPAC11), Itaú Unibanco (BVMF:ITUB4) e Santander Brasil (BVMF:SANB11), que compreendem mais de 35% da dívida da empresa.

Além desses bancos e do Safra, são também credores da Americanas Banco do Brasil (BVMF:BBAS3) e BV.

"O acordo proposto prevê interrupção das investigações e portanto desconsidera o justo interesse da sociedade e de todos impactados de saber o que ocorreu de verdade", afirmou o Safra em resposta a questionamento da Reuters.

Segundo o texto do acordo de apoio à reestruturação, as partes se obrigam a suspender ações existentes "desde a presente data...e se absterem de iniciar novas demandas contra qualquer parte".

Os credores apoiadores, o grupo de bancos que aderiu ao acordo proposto, também se obrigam a "em caráter irrevogável e irretratável a não promover, direta ou indiretamente, qualquer demanda contra qualquer outro credor apoiador", segundo o texto.

O atual plano de recuperação envolve aporte de 12 bilhões de reais pelo trio de bilionários na Americanas e a conversão de 12 bilhões de reais em dívidas em ações da empresa. O plano também permite vantagens de recebimento, embora com forte desconto, para quem aderir.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"A injeção de recursos não pode desconsiderar o fato de que houve a maior fraude contábil do Brasil e uma das maiores do mundo", afirmou o Safra, que tem exposição de 2,5 bilhões de reais à Americanas.

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o escândalo da varejista, que teve de recorrer à recuperação judicial no início do ano sob peso de 50 bilhões de reais em dívidas e em meio à revelação em janeiro de "inconsistências contábeis" bilionárias ocorridas na gestão anterior da empresa, foi encerrada em setembro sem apontar responsáveis pelo rombo.

Durante a CPI, a própria Americanas disse ter indícios de que tenha ocorrido uma fraude estimada pela companhia em mais de 25 bilhões de reais no resultado e citou nominalmente alguns ex-diretores. Os diretores citados, porém, não compareceram à CPI ou permaneceram calados perante os parlamentares, com o apoio de decisões judiciais que asseguravam tal conduta.

Procurada sobre os comentários do Safra, a Americanas negou que o acordo firmado com os bancos credores implique em suspensão de investigações.

"O acordo não gera nenhum impacto nas frentes de esclarecimento conduzidas pelo comitê independente (organizado pela empresa), Polícia Federal, Comissão de Valores Mobiliários, B3 (BVMF:B3SA3) e Ministério Público Federal", afirmou a Americanas, citando que tem colaborado com todas as autoridades responsáveis.

 

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Americanas querendo pagar o que deve , e o Safra querendo que Americanas continua devendo. Será por conta da rotatividade dos juros da dívida ou tem algo a mais ?
Acredita nisso Arnaldo???
safra tá inventando a roda, todo mundo sabe o que aconteceu, sabe de quem é a culpa.
a questão é que neste país permite-se muita sacanagem dentro da lei , ser sacana não é ilegal , exemplo a hurb , tá ativa até hoje mesmo com muito 17 1 na cara dura
que vergonha, devo não nego pagar já é outra história
Brasil o país das piadas sobre justiça e verdade sobre as impunidades!!!
E dai q tem acordo.. P q serve a CVM?
CVM faz alguma coisa ??? Os três patetas donos não vão em cana ???? Fraudam , fingem ser o Lula ( não sabia de nada !) e fica por isso mesmo ???
por isto fizeram o L
E os investidores minoritários que foram levados por esses fraudadores ? Como ficamos ?
Lesados!
Vergonhoso ! Brasil novamente mostrando para o mundo que aquí o crime compensa.
Como se o Safra nunca tivesse fraudado nada kkk.
Aí você já está acusando alguém que não está na história como culpado.
muito bom pro Safra se laskar um pouco, só empresta pra quem não precisa, segundo o próprio, então...
Os 3Patetas ainda vão fazer um livro: "De vítimas ao bilhão"....Os faria laimers vão comprar e transformar em best seller...
Perfeito. Mas não serão só os Faria Lymers. Muitos idiotas que perderam dinheiro na fraude tb comprarão
Os 3Gatunos Capital continuam na lista de bilionários da Forbes. Lembro que os Trambiqueiros sempre foram celebrados pela turma da BufunFaria Lima como Midas.
Então o trio fraudador pagou a propina do Bozo/Centrão na Elet e quer se livrar de mais uma fraude?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.