Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Samsung sinaliza alta de 10 vezes no lucro do 1º tri com recuperação de preços dos chips

Publicado 05.04.2024, 09:10
Atualizado 05.04.2024, 09:15
© Reuters.

Por Joyce Lee e Heekyong Yang

SEUL (Reuters) - A Samsung (KS:005930) Electronics estimou nesta sexta-feira que seu lucro operacional do primeiro trimestre aumentará mais de 10 vezes, superando as expectativas do mercado, uma vez que os preços dos chips começaram a se recuperar impusionados pelo boom da inteligência artificial.

A maior fabricante de chips de memória e de televisores do mundo estimou que seu lucro operacional subiu para 6,6 trilhões de wons (4,89 bilhões de dólares) no trimestre. Analistas, em média, esperam por resultado positivo de 5,7 trilhões de wons, segundo a LSEG SmartEstimate.

O resultado, se confirmado, vai marcar um crescimento de 931% em relação aos 640 bilhões de won do ano anterior e será o maior lucro operacional da Samsung desde o terceiro trimestre de 2022.

Mas a previsão de receita não atendeu às expectativas, com a Samsung estimando alta de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, para 71 trilhões de won, abaixo da estimativa média de analistas compilada pela LSEG, de 72,3 trilhões de wons.

"Como a receita ficou praticamente em linha, mas o lucro operacional superou as expectativas, a avaliação do valor do estoque de chips flash NAND pode ter melhorado. A demanda por NAND melhorou, o que também pode ter impulsionado as margens", disse Park Sung-soon, analista do Korea Investor Relations Service.

"A resposta inicial aos novos smartphones Galaxy S24 também foi positiva devido a recursos de IA incorporados no dispositivo."

A empresa deve divulgar resultados consolidados em 30 de abril.

Os preços dos chips DRAM aumentaram cerca de 20% durante o primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior, enquanto os chips flash NAND aumentaram de 23% a 28%, de acordo com o provedor de dados TrendForce.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A perspectiva de alta para a demanda por chips de memória, incluindo a explosão do apetite por microprocessadores de memória de alta largura de banda (HBM) usada em chipsets de IA, impulsionou um aumento de 34% nas ações da Samsung nos últimos 12 meses, superando o ganho de 10% do mercado mais amplo.

No entanto, o desempenho foi inferior ao da rival SK Hynix, cujas ações subiram 122% durante o mesmo período, em parte devido à entrada relativamente tardia da companhia no segmento.

Os analistas esperam que a Samsung recupere o atraso gradualmente, já que planeja iniciar as remessas de seus chips HBM mais recentes e mais potentes no terceiro trimestre.

"A Samsung está trabalhando duro no HBM, mas nada é visível ainda... Em comparação com os concorrentes, as ações da Samsung tiveram um desempenho inferior devido ao HBM", disse Kim Roko, analista da Hana Securities.

"Pode ser difícil aumentar a participação no mercado com o HBM3E de 8 camadas que está sendo lançado atualmente, mas nenhuma empresa ainda recebeu aprovação para a versão de 12 camadas esperada para o final do ano. Acho que a Samsung pode passar adiante o que não foi capaz de fazer e vencer com produtos mais avançados."

O terremoto de 7,2 graus de magnitude que atingiu Taiwan na quarta-feira provavelmente restringirá o fornecimento de semicondutores, e os analistas disseram que a Samsung e a SK Hynix podem aumentar os preços dos chips de memória em uma margem mais acentuada do que o planejado anteriormente, potencialmente impulsionando o lucro do segundo trimestre.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.