⌛ Perdeu a alta de 13% da ProPicks em maio? Assine agora e receba mais cedo as ações de Junho.Desbloquear ações

Santander é condenado a pagar 68 mi de euros a executivo após batalha judicial

Publicado 10.12.2021, 11:29
Atualizado 10.12.2021, 12:36
© Reuters. Banqueiro italiano Andrea Orcel comparece a um julgamento contra o Santander em um tribunal superior em Madrid, Espanha
19/05/2021
REUTERS/Juan Medina
CRDI
-
SANB11
-

Por Jesús Aguado e Emma Pinedo

MADRI (Reuters) - Um tribunal de Madri ordenou que o Santander (SA:SANB11) pague ao banqueiro italiano Andrea Orcel em 67,8 milhões de euros (76,42 milhões de dólares) em um caso famoso no mundo financeiro em que o executivo foi indicado para ser presidente-executivo da instituição, mas o convite acabou sendo retirado pelo banco espanhol.

A disputa entre Orcel e a presidente do conselho de administração do Santander, Ana Botín, rompeu um vínculo profissional próximo - Orcel tinha sido anteriormente conselheiro do banco de investimento de Botín - e deixou o famoso executivo do mercado financeiro sem trabalho.

Orcel e Botín acabaram indo parar na Justiça depois que o maior banco da Espanha desistiu dos planos de tornar o ex-executivo do banco de investimento UBS seu presidente-executivo como resultado de um desentendimento sobre a remuneração dele. Orcel já tinha saído do UBS para se preparar para a nova função no Santander.

O tribunal afirmou que a carta com oferta do posto para Orcel foi um contrato vinculante e que o Santander tem que compensá-lo pela desistência. "O contrato foi unilateralmente e arbitrariamente rescindido pelo Santander", afirmou o tribunal na decisão que pode ser alvo de recurso.

"A situação criada pelo Santander causou ao senhor Orcel claro dano moral", segundo a decisão de 9 de dezembro, mas divulgada nesta sexta-feira.

© Reuters. Banqueiro italiano Andrea Orcel comparece a um julgamento contra o Santander em um tribunal superior em Madrid, Espanha
19/05/2021
REUTERS/Juan Medina

O tribunal disse que o Santander deve pagar a Orcel 17 milhões de euros por um bônus de assinatura, 35 milhões de euros por uma relacionada à aquisição, 5,8 milhões de euros por dois anos de salário e 10 milhões de euros por danos morais e de reputação. O Santander também deve pagar juros desde a data da abertura do processo.

Um porta-voz do Santander disse que o banco vai apelar da decisão. Tanto a equipe jurídica de Orcel quanto um porta-voz do banqueiro italiano se recusaram a comentar o assunto. Orcel originalmente cobrou 112 milhões de euros ao Santander por quebra de contrato e danos à sua carreira devido à repentina reviravolta do banco. Mas em maio desistiu da parte da ação que exigiria que o banco espanhol o contratasse. Isso ocorreu depois que ele foi nomeado presidente-executivo do UniCredit (MI:CRDI).

Orcel também reduziu sua demanda para entre 66 milhões e 76 milhões de euros, segundo fontes próximas ao assunto, um documento do tribunal e um advogado do Santander.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.