As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Ver a lista completa

Santos Brasil leva 3 de 5 áreas de portos; leilão rende R$216 mi em outorgas

Publicado 09.04.2021, 16:39
Atualizado 09.04.2021, 17:41
© Reuters. .
B3SA3
-
STBP3
-

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A Santos Brasil (SA:STBP3) venceu nesta sexta-feira a disputa pela concessão de três dos cinco terminais portuários leiloados na B3 (SA:B3SA3), evento que rendeu ao governo federal 216 milhões de reais em outorgas.

A concessão dos três terminais arrematados pela Santos Brasil e outra vencida pelo Terminal Químico de Aratu são todas de 20 anos. Os ativos estão localizados no Porto de Itaqui, no Maranhão, e são usados para distribuição de combustíveis no Nordeste.

A Santos Brasil venceu a disputa pelo terminal IQI03, com oferta de 61,3 milhões de reais, vencendo sua única rival pela área, a Empresa Brasileira de Terminais e Armazéns Gerais, que ofereceu 50 milhões de reais pela concessão.

Sem concorrência pelo terminal IQI11, este também foi arrematado pela Santos Brasil, com proposta única de 56 milhões de reais. A empresa também levou a concessão do armazém IQI12, com oferta de 40 milhões de reais, batendo a oferta rival de 37,5 milhões do Terminal Químico de Aratu que, no entanto, deu o troco, ao vencer a disputa pelo IQI13, oferecendo 59 milhões.

A CMPC Celulose Riograndense ganhou a concessão do armazém no Porto de Pelotas (RS) com proposta única de 10 mil reais.

A expectativa do governo é de que, juntos, os cinco projetos tragam investimentos de ao redor de 600 milhões de reais.

© Reuters. Vista do Porto de Itaqui, em São Luís (MA)

O evento fechou uma sequência de três dias seguidos de leilões na B3, com o governo do presidente Jair Bolsonaro tentando atrair capital privado para ativos de infraestrutura e animar a economia atingida pela pandemia da Covid-19.

Na véspera, a Bahia Mineração (Bamin) venceu o leilão de concessão do primeiro trecho da ferrovia de integração Oeste-Leste (Fiol), sendo a única concorrente pelo ativo, pelo qual ofereceu pagar outorga mínima de 32,7 milhões de reais.

Na quarta-feira, o governo levantou 3,3 bilhões de reais no leilão para concessão de 22 aeroportos, com ágios elevados em relação aos valores mínimos, mas com participação modesta de estrangeiros na disputa que teve como principal vencedora a brasileira CCR (SA:CCRO3).

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.