Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Segunda maior cia aérea da América Latina, Avianca entra com pedido de recuperação judicial

Publicado 10.05.2020, 17:37
Atualizado 10.05.2020, 17:40
© Reuters.

Por Marcelo Rochabrun e Devika Krishna Kumar

SÃO PAULO/NOVA YORK (Reuters) - A Avianca Holdings (CN:AVT_p), segunda maior companhia aérea da América Latina, entrou com pedido de recuperação judicial neste domingo, com a aproximação da data para pagamentos de títulos e após pedidos sem sucesso, até o momento, de auxílio ao governo colombiano para resistir à crise do coronavírus.

Se não conseguir sair da recuperação judicial, a Avianca pode ser a primeira grande companhia aérea do mundo a afundar por causa da pandemia, que resultou em um declínio de 90% de tráfego aéreo.

A Avianca não realiza voos regulares de passageiros desde o fim de março e a maioria dos seus 20 mil empregados ficou sem receber ao longo da crise.

“A Avianca passa pela crise mais desafiadora em seus 100 anos de história”, disse o presidente-executivo da empresa, Anko van der Werff, em um comunicado à imprensa.

Embora a Avianca estivesse fraca mesmo antes da pandemia de coronavírus, seu pedido de recuperação judicial destaca os desafios às companhias aéreas que não contam com resgates do governo para evitar reestruturações. Um representante da Avianca afirmou à Reuters que a empresa ainda está tentando assegurar empréstimos do governo.

“Ajuda do governo para a indústria aérea é vital”, disse Silvia Mosquera, chefe comercial da Avianca, em um comunicado à Reuters antes do pedido de recuperação judicial.

A Avianca, uma das companhias aéreas mais antigas do mundo, estima passivos entre 1 bilhão de dólares e 10 bilhões de dólares em um pedido à Corte de Recuperação Judicial dos EUA no distrito sul de Nova York.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A companhia já havia passado por uma recuperação judicial no começo dos anos 2000, da qual foi resgatada por um empresário do petróleo nascido na Bolívia, German Efromovich.

Efromovich fez a companhia aérea crescer agressivamente, mas também contraiu dívidas significativas. Efromovich foi retirado da empresa ano passado, em um golpe de conselho liderado pela United Airlines Holdings Inc, mas ainda tem uma fatia majoritária da companhia.

A United pode perder até 700 milhões de dólares em empréstimos relacionados à Avianca.

Efromovich disse à Reuters, neste domingo, que discordava da decisão de entrar com pedido de recuperação judicial e que não estava envolvido nela.

Em paralelo, a Avianca disse que pretende começar a reduzir operações no Peru.

Últimos comentários

realmente a avianca, já vinha cambaleando, mas será que ela será a primeira a puxar uma série de fechamento de cia aéreas.o impacto da pandemia tem sido desastroso e até quando as nossas cias aéreas terão fôlego pra se sustentar. mesmo após a pandemia (ninguém sabe quando será) teremos uma enorme crise econômica, pessoas sem renda assim o turismo ou viagens de negócios deve ser fortemente atingidos.
A empresa ja vinha muito mal das pernas ha tempos, com a situacao atual praticamente impussivel nao quebrar de vez!
É bilada Cino!!!
impressionante o nível de desinformações, tanto pela matéria, quanto pelos comentários. " Avianca segunda maior" ? kkkkkkkkkk Continuem, continuem vcs vão longe assim.
Qual é a segunda maior da america latina entao?
pois é, ataca a imprensa gratuitamente, mas "corrigir" e falar com a segunda maior não fala.
Certeza que o tonho da lua está comprado em aéreas...
Talvez a solucao seja avioes menores para atender a pouca demandaSera ?
E o custo de abastecer um aviao e maior que de alugar ou comprar um menor? Acredito que se eles tivesse menores ja estariam utilizando
já vi três vezes esse tipo de comentário, veja bem se você tem uma Porsche beberrona e ficou sem dinheiro o que faz? tira mais dinheiro que não tem pra comprar um carro popular ou se vira e coloca gasolina na Porsche? o que sai mais barato? pois comprar a Porsche nesse momento ngm vai e ela ainda vai gerar outras despesas. Não faz sentido esse tipo de comentário
tendência de alta pra gol e azul, abre mais mercado.
Eus diria que seria mais "um aviso" para os acionistas!
ai cair muito
governo alemão segurou a quebra da Luftansa imagine Goll4 e Azul4 se o governo não entrar? Goll4 na época da anta Dilma bateu R$ 1,16 será que vem a 3,00 pelo menos? Sempre assim comprar na desgraça e vender depois de 1 ano na melhora.
noticias e mais noticias....
amanhã...quem viver verá
balanço da goll arrastou a Azul junto. Será que a Avianca arrasta Gol, Azul e pq não CVC amanhã? Veremos!
Não é de hoje ...Faz muito tempo que ela está com problemas financeiros...é bom que sobra mercado pós pandemia para as grandes Azul e Latam .
AMANHÃ DERRETE AQUI , AZUL E GOL AII.  VIXE.  SE A BIXADORIA FIZER LOCKDOWN EM SP VAMOS CHEGAR A 50MIL PONTOS.. VAI TER QUEBRADEIRA GERAL TO COM MEDO DR
Menos empresas, mais mercado... nao duvido que amanha Gol e Azul reajam positivo
  kkkkkkkkkkkkkk
É apenas o começo de muitos pedidos de recuperação judicial..
avianca não é de hoje que apresenta problemas. Vão lá sardinhas...
Isso é só a ponta do iceberg
Notícia boa as vezes e ruim e notícia ruim as vezes e boa.
Em breve é a GE, tem quase 8 bi para honrar esse ano.
goll e azul deveriam pedir pra não torrar o que tem e ficar devendo depois da pandemia volta ao normal e nois compra pela metade do preço
Apocalipse..
alerta
Eu acho a que sobe , pois e um aperta para o governo liberar dinheiro para elas, azul e gol. Bem mas eu aí acho tá.
Não dá para afirmar que amanhã é queda na azul e gol. O mercado pode entender que é menos uma concorrente. P mim será mais um dia de incerteza e volatilidade.
pedir RJ não é fechar as portas. é não pagar as dividas. veja a oi pediu e está funcionando
amanhã azul e a gol despenca mais. Vai rolar incertezas em toda areas de como vai ser seus futuros
em minha opinião, isso é apenas uma pontinha do iceberg de falências que iremos ver nos próximos 6 meses
segunda azul e gol abrem -10% de gap kkkkkk
O que significa GAP ? Por favor
significa uma queda, significa que não teremos negociações no último valor fechado, só a partir de -10%. Não estou afirmando que o Gustavo está correto, a tendência realmente é de baixo, mais vamos ver amanhã.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.