Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Setor da construção deve crescer mais que o esperado em 2024, diz Cbic

Publicado 29.04.2024, 16:28
© Reuters.
CYRE3
-
DIRR3
-
EZTC3
-
TEND3
-
CURY3
-

SÃO PAULO (Reuters) - O setor da construção civil deve crescer este ano mais do que o previsto anteriormente, após uma queda de 0,5% no ano passado, afirmou nesta segunda-feira a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).

A entidade revisou para cima sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil em 2024 de expansão de 1,3% para avanço de 2,3%.

Entre as razões, disse a Cbic, estão a alta contínua das contratações, a expectativa positiva das empresas para compras e lançamentos e a projeção positiva para o crescimento da economia brasileira no ano, além dos efeitos das adequações previstas para o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

No entanto, a entidade chamou atenção para a perda de recursos da caderneta de poupança desde 2020, que tem resultado em um menor volume disponível para o financiamento imobiliário.

Além disso, preocupa a Cbic o aumento do financiamento de imóveis usados, via Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em detrimento de imóveis novos, o que "pode desacelerar a produção e impactar a geração de novos postos de trabalho".

Segundo a entidade, o financiamento de imóveis usados com uso de recursos do FGTS cresceu mais que o de imóveis novos na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e mesmo período do ano passado.

A Cbic também destacou um aumento dos custos da construção, desde materiais até mão de obra, que seguem em níveis elevados, mas afirmou que empresários do setor estão com expectativas positivas para o nível de atividades da construção.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Isso gera uma expectativa positiva também para a compra de insumos e matérias primas", disse a entidade em comunicado.

O total de profissionais registrados na construção avançou 6,71% em fevereiro deste ano versus fevereiro de 2023.

 

(Reportagem de Patricia Vilas Boas)

Últimos comentários

Interessante que construção civil crescimento ajustado para cima, investimentos industria automotiva, PIB em elevação, mas no meio de tudo isso tem o mercado financeiro, que com suas chantagens de sempre, com fiscal, juros aqui e americanos, dolar, notas destoantes e negativas que tanto gostam, pois investem no quanto pior, melhor. Influencia do mercado financeiro é um cancer para o país.
Mercado financeiro é quem financia a construção. O fiscal impacta no teu bolso na hora de ir ao supermercado, ou trocar uma torneira na tua casa, arrumar teu carro ou moto. Governo só aumenta os gastos e coloca mais impostos ao invés de fazer o contrario. O mercado financeiro não é o vilão e sim os governos dos últimos 40 anos pôs ditadura até hoje. Pensa um pouquinho ai.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.