🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Shanghai Electric está perto de assumir projetos de transmissão da Eletrobras

Publicado 23.10.2017, 17:18
© Reuters.  Shanghai Electric está perto de assumir projetos de transmissão da Eletrobras
ELET3
-
GEPA4
-

Por Luciano Costa e Jake Spring

SÃO PAULO (Reuters) - A chinesa Shanghai Electric Power Transmission & Distribution Engineering está perto de um acordo final para assumir as obrigações da Eletrosul, subsidiária da estatal brasileira Eletrobras (SA:ELET3), em um contrato para a construção e operação de novas linhas de transmissão.

O fechamento da transação, que já foi alvo de acordo preliminar entre as empresas em junho, dependerá da aceitação pelos chineses de algumas condições que deverão ser impostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), disse à Reuters o diretor da autarquia responsável pelo caso, José Jurhosa.

"Eles fizeram uma proposta e estamos analisando... Estamos analisando ponto a ponto. Em alguns vamos concordar, em outros, não. Vai depender se eles vão aceitar a proposta que estamos colocando", disse ele, sem detalhar.

O negócio envolve a construção pelos chineses de projetos de transmissão no Rio Grande do Sul que devem exigir investimentos de cerca de 3,3 bilhões de reais e que haviam sido originalmente atribuídos à Eletrosul.

A Aneel vai analisar o pedido da Eletrosul para que a Shanghai possa assumir o empreendimento, que já está atrasado, em uma reunião de diretoria na terça-feira.

Jurhosa disse que vai sugerir aos demais diretores da agência que aprovem o negócio sob determinadas condições porque as linhas de transmissão em jogo são vistas como importantes para o sistema elétrico e uma eventual relicitação dos contratos poderia atrasar sua conclusão.

PRÓXIMOS PASSOS

Após a decisão da Aneel, a Shanghai deverá avaliar se ainda tem interesse no empreendimento sob as condições impostas, disse Jurhosa.

Segundo uma fonte próxima dos chineses, uma delegação da Shanghai Electric tem viagem marcada para o Brasil para assinar um acordo vinculante sobre os ativos.

Uma segunda fonte próxima ao assunto disse que as negociações ainda preveem que a Shanghai irá transferir à Eletrosul no futuro uma fatia de 25 por cento nos empreendimentos.

A transação também envolverá um fundo controlado pelo governo chinês para investimentos na América Latina, o CLAI Fund, que deverá ficar com entre 25 por cento e 35 por cento do empreendimento, adicionou a fonte.

No início de janeiro, o CLAI Fund fechou a compra de uma fatia de cerca de 33 por cento na subsidiária brasileira da elétrica Duke Energy (SA:GEPA4), que havia pouco antes sido inteiramente adquirida pela subsidiária brasileira da China Three Gorges.

A investida da Shanghai Electric vem após uma série de aquisições de outras empresas chinesas no setor elétrico do Brasil, como Three Gorges e State Grid, que chegaram recentemente ao país e já estão entre as maiores investidoras em seus segmentos de negócio.

Procuradas, Eletrobras e Eletrosul não responderam imediatamente a um pedido de comentário. A Shanghai Electric também não pôde comentar de imediato.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.