🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Shell Brasil planeja investir R$3 bi até 2025 em projetos de energia renovável

Publicado 21.09.2021, 12:04
© Reuters. Marca da Shell em posto
12/03/2018
REUTERS/Marcos Brindicci
SHEL
-
RDSA34
-

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A petroleira anglo-holandesa Shell (NYSE:RDSa) planeja investir 3 bilhões de reais até 2025 em projetos integrados de energia renovável no Brasil, sendo a maior parte para o desenvolvimento de empreendimentos solares, afirmaram executivos da companhia nesta terça-feira.

Atualmente, a empresa tem seis projetos solares em desenvolvimento, com capacidade de geração de mais de 2 GW, e prevê atingir aproximadamente 5 GW até o fim deste ano.

"O foco principal é o desenvolvimento do negócio solar, que são os projetos mais avançados", afirmou o diretor de Renováveis e Soluções de Energia da Shell Brasil e Shell Energy, Guilherme Perdigão.

Também estarão no foco desses aportes nos próximos anos o desenvolvimento da térmica Marlim Azul (SA:AZUL4), que será movida a gás natural do pré-sal em Macaé (RJ), possíveis novos projetos de geração a gás e a expansão de sua capilaridade comercial, dentre outros.

Dentre os projetos solares, Perdigão citou um termo de cooperação anunciado recentemente para a criação de uma joint-venture com a Gerdau (SA:GGBR4), para o desenvolvimento de um parque fotovoltáico em Brasilândia de Minas (MG). Uma decisão de investimento poderá ser tomada até o fim deste ano.

"Estamos dispostos a fazer novos investimentos em joint-ventures de geração de energia limpa", disse Perdigão, durante coletiva de imprensa digital para o lançamento da Shell Energy no Brasil, segmento da empresa voltado à descarbonização, energia limpa e produtos ambientais.

O negócio Shell Energy Brasil irá produzir e comercializar energia elétrica limpa por usinas solares e eólicas, e energia de baixo carbono por térmicas a partir do gás, além de oferecer produtos ambientais como Certificados de Energia Renovável e compensações de carbono.

A empresa buscará um portfólio diversificado, atendendo tanto mercado regulado quanto mercado livre.

Perdigão ressaltou que a Shell vê o Brasil como uma das quatro regiões prioritárias para atuação da Shell Energy, juntamente com Estados Unidos, Austrália e Europa Ocidental.

DESENVOLVIMENTO E OUTRAS FRENTES

Em outra frente de atuação, a Shell planeja iniciar neste ano campanha para o desenvolvimento de projetos de geração eólica offshore (no mar), disse a gerente de Desenvolvimento de Renováveis da companhia na América Latina, Gabriela Oliveira.

"Temos toda essa experiência fora do Brasil com essa fonte e visamos começar esse desafio no Brasil", disse Oliveira.

Segundo a executiva, a empresa tem buscado contribuir com marco regulatório sobre o tema em desenvolvimento pelo governo federal.

© Reuters. Marca da Shell em posto
12/03/2018
REUTERS/Marcos Brindicci

O presidente da Shell Brasil, Andre Araujo, participou da abertura da coletiva, onde reforçou o interesse da Shell no Brasil e destacou que tem sido um período de muitas atividades.

"O Brasil é sempre uma caixa de surpresas, tem como em qualquer lugar uma série de volatilidades, mas o grupo Shell está buscando oportunidades de crescimento em diversas áreas, eventualmente não tradicionais", completou.

(Por Marta Nogueira)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.