Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Shell volta ao petróleo para conquistar investidores, dizem fontes

Publicado 09.06.2023, 11:10
Atualizado 09.06.2023, 11:15
© Reuters. Logo da Shell 
23/05/2022. REUTERS/Denis Balibouse

Por Ron Bousso

LONDRES (Reuters) - A Shell (NYSE:SHEL) manterá a produção de petróleo estável ou um pouco mais alta até 2030 como parte dos esforços do CEO Wael Sawan para recuperar a confiança dos investidores, enquanto a gigante da energia luta contra os retornos fracos das energias renováveis, ao mesmo tempo em que os lucros do petróleo e do gás crescem, disseram fontes da empresa.

Sawan anunciará em um evento para investidores na próxima semana o cancelamento de um objetivo de reduzir a produção de petróleo em 1% a 2% ao ano, tendo já alcançado em grande parte sua meta de cortes de produção, principalmente por meio da venda de ativos de petróleo, como seu negócio de xisto nos EUA, disseram três fontes.

O executivo, que assumiu o comando em janeiro com a promessa de melhorar o desempenho da Shell, já que suas ações ficam atrás das rivais, disse que o petróleo e o gás continuarão sendo centrais para a Shell nos próximos anos, insistindo que os esforços para mudar para negócios de baixo carbono não podem ocorrer às custas de lucros.

Sua abordagem mais cautelosa em relação à transição energética marca uma mudança em relação a seu antecessor Ben van Beurden, que introduziu as metas de redução de carbono e a estratégia de transição energética.

A Shell cancelou nos últimos meses vários projetos, inclusive em energia eólica offshore, hidrogênio e biocombustíveis, devido a projeções de retornos fracos. Também está saindo de seus negócios de varejo de energia na Europa, que eram vistos apenas alguns anos atrás como a chave para sua transição energética.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Ao mesmo tempo, a Shell registrou lucros recordes de 40 bilhões de dólares no ano passado devido aos fortes preços do petróleo e do gás.

A Shell se recusou a comentar.

Sawan, um cidadão canadense-libanês de 48 anos, que anteriormente chefiou as divisões de petróleo, gás e renováveis ​​da Shell, detalhará sua visão no evento de 14 de junho em Nova York, que incluirá atualizações sobre alocação de capital, pagamentos aos acionistas e sobre "escolhas estratégicas que estamos fazendo", disse ele recentemente.

Sawan sinalizou anteriormente que a meta de 2021 de reduzir a produção de petróleo em 20% no final da década estava em revisão.

A Shell produziu cerca de 1,5 milhão de barris por dia (bpd) de petróleo no primeiro trimestre de 2023, representando uma queda de 20% em relação à produção de 2019 de 1,9 milhão de bpd.

Espera-se agora que a produção permaneça praticamente estável e possa aumentar ligeiramente até o final da década, dependendo se os novos projetos atendem aos limites internos de rentabilidade, bem como do sucesso da atividade de exploração, particularmente na Namíbia, disseram as fontes.

A especulação de que Sawan iria desacelerar os planos da Shell de reduzir a emissão de gases do efeito estufa e mudar para energias renováveis ​​irritou os investidores preocupados com o clima.

Mas Sawan manterá a meta da Shell de se tornar um emissor zero líquido até meados do século, como parte da estratégia de transição energética Powering Progress anunciada em 2021, que ele descreveu como "ainda a estratégia certa".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A mudança de novos cortes na produção de petróleo da Shell é semelhante a um movimento da rival BP feito no início deste ano, quando o CEO Bernard Looney recuou dos planos de cortar sua produção de petróleo e gás em 40% até o final da década.

Os retornos de petróleo e gás normalmente variam entre 10% e 20%, enquanto os de projetos solares e eólicos tendem a ficar entre 5% e 8%, de acordo com empresas e analistas.

Sawan disse aos investidores na reunião geral anual da Shell em Londres no mês passado que "são necessários investimentos significativos em petróleo e gás apenas para manter a produção em um nível constante, muito menos para atender à demanda crescente".

Cerca de dois terços dos gastos de 25 bilhões de dólares da Shell no ano passado foram para petróleo e gás, enquanto a empresa investiu 4,3 bilhões de dólares em energias renováveis, biocombustíveis, hidrogênio e carregamento de veículos elétricos.

A lacuna

Uma das principais preocupações de Sawan tem sido o desempenho significativamente mais fraco das ações da Shell desde o final de 2021 em comparação com seus rivais norte-americanos Exxon Mobil (NYSE:XOM). e Chevron (NYSE:CVX), que planejam aumentar a produção de combustíveis fósseis.

Para reduzir essa lacuna, Sawan introduziu um foco nítido no desempenho e nos retornos.

"A direção permanece inalterada, é mais como executamos para conseguir isso e, mais importante, como nos mantemos competitivos porque estamos com baixo desempenho", disse Sawan a repórteres no mês passado.

"O que precisamos fazer é ser excelentes na produção de petróleo e gás e precisamos ser excelentes na criação de opções de baixo carbono", disse Sawan.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.