⌛ Perdeu a alta de 13% da ProPicks em maio? Assine agora e receba mais cedo as ações de Junho.Desbloquear ações

Smallcaps preferidas pelas corretoras em julho

Publicado 10.07.2018, 21:56
© Reuters.  As ações de empresas menores preferidas pelas corretoras em julho
BVSP
-
BBDC4
-
CSMG3
-
DXCO3
-
ENGI4
-
MRVE3
-
MYPK3
-
POMO4
-
RAPT4
-
SANB11
-
SULA11
-
ALUP11
-
CVCB3
-
SEER3
-
AESB3
-
TEND3
-

Arena do Pavini - As ações de empresas menores, ou de menor capitalização em bolsa, as chamadas small caps, costumam sofrer mais em períodos de queda dos mercados. Mas, quando a queda se concentra muito em investidores estrangeiros, como ocorreu no mês de junho, o impacto maior é nas ações mais líquidas, preferidas dos grandes fundos internacionais. Por isso, o Índice Bovespa fechou junho com uma queda de 5,2%, enquanto o Índice de Small Caps caiu 3,66%. No ano, o índice cai 6,4%, mas sobe 15,99% em 12 meses. Já o Ibovespa cai 1,8% no ano e sobe 20,1% em 12 meses. Em geral, as small caps demoram mais para se valorizar em relação às grandes empresas líquidas.

Por serem menos líquidas, essas ações costuma sofrer mais com as movimentações dos investidores, o que pode tanto criar oportunidades de compra quando há uma venda maior como provocar perdas momentâneas em portfólios de fundos de small caps. Por isso, o ideal é que o investimento seja de horizonte mais longo.

Em relatório, a corretora do Bradesco/Ágora afirma que, apesar das quedas recentes, continua acreditando nas small caps, especialmente em um horizonte de retorno mais longo. O Bradesco (SA:BBDC4) diz que ainda vê uma probabilidade de 80% de o ajuste fiscal iniciado pelo governo de Michel Temer ter continuidade após as eleições.

Na lista de julho, há empresas de serviços, como a de saneamento Copasa, Paraná, e a Alupar, de distribuição de energia. Há ainda a Marcopolo, de ônibus, a Ser Educaional, de educação, a CVC, de turismo, e as construtoras MRV Engenharia e Tenda.

As pequenas notáveis de julho
Empresa Indicações
Copasa (SA:CSMG3) 4
Marcopolo (SA:POMO4) 3
Alupar (SA:ALUP11) 2
CVC Brasil (SA:CVCB3) 2
MRV ON (SA:MRVE3) 2
Ser Educacional (SA:SEER3) 2
Tenda (SA:TEND3) 2

A corretora do Bradesco destaca que sua carteira de small caps deste mês prioriza ações de setores mais cíclicos, com alguma exposição às ações que se beneficiam de juros baixos e têm políticas de distribuição de dividendos atraente, como as empresas de serviços públicos, por exemplo. O Bradesco substituiu as ações da Iochpe-Maxion (SA:MYPK3) e da Duratex (SA:DTEX3) ON por Randon (SA:RAPT4) PN e a unit da AES Tietê (SA:TIET11).

Já o Santander (SA:SANB11) retirou Energisa (SA:ENGI4) e colocou em seu lugar SulAmérica (SA:SULA11) Unit, que teve também seu preço-alvo elevado de R$ 21,00 para R$ 26,00.

Por Arena do Pavini

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.