Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Smurfit Kappa e WestRock acertam fusão que cria gigante de embalagens de US$20 bi

Publicado 12.09.2023, 08:23
Atualizado 12.09.2023, 08:25

Por Padraic Halpin e Yadarisa Shabong

DUBLIN (Reuters) - A irlandesa Smurfit Kappa (IR:SKG) e a rival norte-americana WestRock (NYSE:WRK) anunciaram nesta terça-feira acordo para uma fusão que criará a maior empresa de papel para embalagens listada em bolsa do mundo, avaliada em quase 20 bilhões de dólares.

As ações da Smurfit Kappa caíram 10%, enquanto no pré-mercado a WestRock subiu 7,2%, pois os analistas disseram que o prêmio pago pela maior empresa de papel e embalagens da Europa foi maior do que a maioria de seus investidores esperava.

Os acionistas da WestRock receberão uma ação da nova empresa, chamada Smurfit WestRock, e 5 dólares em dinheiro para cada ação que possuírem, o que equivale a um preço de 43,51 dólares por ação, informaram as empresas.

Analistas do JP Morgan e da Jefferies questionaram o prêmio de 36% sobre o preço de fechamento de 31,88 dólares da WestRock em 6 de setembro - um dia antes da divulgação das negociações entre as duas companhias. O JP Morgan disse que a maioria dos investidores com quem conversou presumia um prêmio de 15% a 20%.

O acordo representa um prêmio de 28% em relação ao preço de fechamento da WestRock na segunda-feira.

O presidente-executivo da Smurfit Kappa, Tony Smurfit, que assumirá a mesma função na nova empresa ao lado de seu diretor financeiro, Ken Bowles, e do presidente, Irial Finan, chamou o acordo de "um momento decisivo no setor global de embalagens".

Os acionistas da Smurfit Kappa receberão uma nova ação da Smurfit WestRock para cada ação que possuírem. Espera-se que eles controlem cerca de 50,4% da nova empresa após a conclusão do negócio, prevista para o segundo trimestre de 2024.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

COVID

As empresas de embalagens, que no Brasil têm a Klabin (BVMF:KLBN11) como maior do setor, se beneficiaram de um boom na demanda por seus produtos voltados ao comércio eletrônico durante a pandemia, mas têm enfrentado dificuldades para igualar esses volumes desde que o consumo em lojas físicas voltou a subir e os produtores começaram a reduzir os estoques de embalagens.

A Smurfit, que opera em 22 países europeus e 13 na América do Sul, Central e do Norte, relatou uma queda no lucro do primeiro semestre no mês passado, pois teve dificuldades para compensar o declínio nos volumes.

No entanto, a empresa disse que o primeiro aumento nas vendas de caixas na Europa em um ano sugere que as reduções de estoque por parte dos clientes estão chegando ao fim e que haverá espaço para aumentar os preços das embalagens novamente à medida que a demanda se recupera.

Embora a WestRock tenha superado as expectativas de Wall Street em relação ao lucro do terceiro trimestre, ela disse que continua concentrada em simplificar seu portfólio e reduzir ainda mais os custos.

O JP Morgan estimou que a entidade combinada terá uma participação de cerca de 20% no mercado de embalagens de papelão ondulado na Europa e na América do Norte, onde a WestRock é a maior empresa.

As empresas tiveram um lucro ajustado combinado de 5,5 bilhões de dólares e receita de cerca de 34 bilhões para o ano encerrado em 30 de junho, o que tornará a Smurfit WestRock o maior grupo global de embalagens listado em bolsa por receita, segundo o comunicado das empresas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A entidade combinada terá como meta uma economia de custos antes dos impostos de mais de 400 milhões de dólares no final do primeiro ano completo após a conclusão.

Isso pode fazer com que a transação aumente em mais de 20% o lucro por ação da Smurfit Kappa, segundo o comunicado.

A Smurfit WestRock terá sede em Dublin, Irlanda, país com baixos impostos, e será listada em Nova York e também terá uma listagem padrão na Bolsa de Valores de Londres.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.