Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

S&P eleva nota do Brasil para "BB" citando avanço com aprovação da reforma tributária

Publicado 19.12.2023, 15:52
BR10YT=XX
-

(Reuters) - A agência de classificação de risco S&P elevou nesta terça-feira a nota de crédito de longo prazo do Brasil para "BB (BVMF:BBAS3)", de "BB-", afirmando que a aprovação da reforma tributária estende o histórico dos últimos anos de implementação de "políticas pragmáticas" no país.

"Embora a reforma será implementada gradualmente, ela traz uma revisão significativa do sistema tributário e provavelmente se traduzirá em ganhos de produtividade no longo prazo", disse a S&P em comunicado, ressaltando que as reformas implementadas desde 2016 também contribuem para ancorar a estabilidade macroeconômica no país.

A nota brasileira segue em território especulativo, dois degraus abaixo do chamado grau de investimento.

A S&P informou que a perspectiva para a nota é estável, ponderando que a expectativa é que o Brasil tenha um progresso lento no enfrentamento dos desequilíbrios fiscais e perspectivas econômicas fracas, contrabalançados por uma posição externa forte e uma política monetária que tem ajudado a reancorar as expectativas de inflação.

Após o anúncio da decisão, o Tesouro Nacional informou que reitera seu compromisso com a agenda de reformas em curso, que contribuirá para melhorar o balanço fiscal do governo, mas também levará à redução das taxas de juros e à melhoria das condições de crédito, assegurando estabilidade dos preços.

"Serão criadas as condições para a ampliação dos investimentos públicos e privados e a geração de empregos, aumento da renda e maior eficiência econômica, elementos essenciais para o desenvolvimento econômico e social do país", disse a pasta em nota.

O aumento da nota pela S&P veio seis meses após a agência ter elevado de estável para positiva a perspectiva da avaliação do Brasil, justificando o movimento como um reflexo de sinais de maior certeza sobre a estabilidade das políticas fiscal e monetária do país.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Na ocasião, a S&P indicou que a aprovação de reformas adicionais seria "essencial" para uma elevação da nota, e destacou especificamente a reforma tributária.

A agência Fitch já havia elevado a nota do Brasil em julho, para "BB", também abaixo do grau de investimento. A agência reafirmou a nota na semana passada, quando destacou o "pragmatismo" do governo Lula e manteve a perspectiva estável.

A Moody's, que completa o trio das maiores agências globais de classificação de risco, tem atualmente nota "Ba2" para o Brasil.

A reforma tributária foi aprovada pela Câmara dos Deputados na última sexta-feira em dois turnos, após já ter passado pelo crivo do Senado, onde havia sofrido alterações, e deve ser promulgada ainda este ano.

(Por Isabel Versiani, em Brasília)

Últimos comentários

Prendam o mi liciano mentiroso,,, gor pis ta
É aqui a nova Venezuela? Cadê o gado?
Brasil salta duas posições e já é a NONA Economia do mundo segundo o FMI
Quem foi contra a reforma tributária e o Plano Real? Quem foi contra a privatização da Telebrás, Vale e fim do monopólio da PBR? Quem? Quem? Bozoladrao! Sua sanha por poder e roubalheira sempre acima dos interesses do Brasil e seu povo.
Jegues estava prevendo 6 meses Argentina e 12 meses venezuela. Nem isso o pilantra acertou. O pais vai despiorando da herança maldita deixada pelo ladrão miliciano e sua quadrilha.
A S&P analisou com base nos últimos anos. O Paulo Guedes deixou a Economia com superávit primário. Agora quero ver nos próximos anos, principalmente depois que o Roberto Campos Neto sair do BC.
qual é a notícia
É burrinho esse gado, hein! Kkkkk
Esse é terraplanista com ctz.
os golpistas se alimentam da mentira...vamos ver o que vão tentar criar dessa vez...porque trabalha , o outro só politicagem e malandragem .
🚩🚩🚩
subindo ou descendo a bolsa , a diferença de um presidente que trabalha é se preocupa com o Brasil, e um outro que só fez politicagem a vida toda e ainda tem um bando de imbecis idolatrando...gado é gado .
Chooooooooraaaaa gadolãndia terrorista baderneira e chifruda. Sumam do Brasil, vão pras zoropaskkkkkkkkkkkkk.....chorem mais patriotários....e ogado fica louco de raiva.....kkkkkkk .. esquecendo a política, é bom demais zoar da cara da godolan dia.....kkkkk
Rapaz, acho que os PATRIOTAS (patriotários golpistas) vão ter que mudar logo pra ARGENTINA que eles temiam tanto se o LULA fosse eleito.... Que ironia!
Lula vai ajudar a GADAIADA... Já divulgou que em 2024 será tratado com EXTREMA prioridade a redução das passagens aéreas.... Como a gasolina não custa mais R$ 8,00 no Brasil e os caminhoneiros não está dando carona para não colaborar com o tráfico de armas e drogas... Só restou pelo aéreo, já que nem todos moram na fronteira.
Obrigado Paulo Guedes e Roberto Campos Neto. Obrigado Bolsonaro por ter escolhido Paulo Guedes e Roberto Campos Neto. Lula pegou uma Economia dando superávit e agora temos a elevação da nota. Pena que os próximos anos serão ladeira abaixo.
cria vergonha ...não se reelegeu por ser o pior governo da história, o povo sofreu nas mãos desses golpistas
É sim.. foi no governo do Bozo q aprovou a tributária volta p pasto gadim kkk
Esse é um burro reincidente
🇧🇷🇧🇷 Presidente Lula, a LENDA 🇧🇷🇧🇷
kkkkkkkkk
Já viram que os GOLPISTAS estão cobrando por benefícios? Rsrsrs Eu. inocente, pensei que tinha terminado em 8 de Janeiro a tentativade GOLPE..... Rsrsrsrs
S&P é comunista. REceberam dinheiro dos comunistas, dinheiro da china, dinheiro do banco do vaticano.
Esse é o verdadeiro MANE.ZÃO
Sim.. Cuba Venezuela e Coreia do Norte são AAA kkk
kkkkkkkkkkk... Esses caras são piada pronta
Obrigado Paulo Guedes. Administrou bem a Economia durante a pandemia.
Paulo Guedes já tinha entregue a chave, a cadeira e a mesa do ministério da economia para o Ciro Nogueira nessa época... Tenta outra mentira porque que essa não colou... Rsrsrsrs
Guedes só não vai contratar umas aulinhas com o professor Haddad, porque o Guedes não quer saber de economia, o negócio dele é ganhar dinheiro, e esperteza ele tem demais, por isso deixou de ser professor e virou banqueiro.
Teu presidente também conduziu magistralmente a pandemia.
Literalmente S&P não leu NADA da DEforma tributaria kkk
Tá na cara que vc é o relator da reforma. Sabe tudo! Fala aí.
problema que vcs acreditam nas ###@@@ que postam
Só + 72 horas para despiorar geral.
Só tem operador de Opções Binárias aqui? Entrei no Investing para verificar o que aconteceu com o índice a 30 minutos atrás e me deparo com pessoas que deveriam estar discutindo ideologia partidária em redes sociais. Claramente aqui ninguém paga DARF. Alguns provavelmente não sabem ou nunca geraram uma.
O pior de tdo é vc usar o investing como fonte de informação de mercado e pior se tomar decisão de investimento baseado nisso daqui.. Kkkkkk
É o mais tosco e rápido, zero de decisão por aqui
Tá de brincadeira, esquece essa história de sardinha e tubarão. Seja uma remora, garanto que você não precisará de nada que escreveu.
Mais um otimista da terra-plana... Tudo que sobe desce... É só esperar.....Hahahahaha E eleger o inelegível para, não cair, mas sim tombar/desabar... Rsrsrsrs
Que estranho! Instituições financeiras estão recomendando fundo atrelados à inflação. Alguém está muito errado nestas análises, eu fico com o aumento da inflação. Amanhã vou aportar uns 500 k em algum deles . Mês passado alguns já performance 2, 33%.
ué. fundos atrelados a inflação são aqueles que acreditam que inflação vai subir. Não te avisaram?
Tudo que sobe com Temer tem que cair com Bozo. Tudo que sobe com Lula tem que cair com Dilma. Não precisa futorologia. O passado nos mostra que Bozo e Dilma são duas ancoras do Brasil.
O tombo vem. Cedo ou tarde.
tu tá sofrendo, hein wagner. e pior ... per.deu mané, não amola
Um Especulador Financeiro Especialista em Gestão de Risco, pode ter seu viés ideológico. Agora; aqui não. Esse mercado é sanguinário. Eu Vivo nesta esfera a 4 anos. No primeiro trimestre de 2024, tudo indica que teremos uma Balança Comercial Deficitária. Daí vocês podem ise degladiar nas redes sociais.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.