Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

StockBeat: Sainsbury pretende absorver os custos de se tornar verde

Publicado 28.01.2020, 07:31
© Reuters.
UK100
-
DJI
-
DE40
-
HEIG
-
SBRY
-
STOXX
-

Por Geoffrey Smith

Investing.com - 'Viva bem com menos' parece se transformar em 'viva mais por um pouco mais' '.

A cadeia de supermercados do Reino Unido J Sainsbury (LON:SBRY) está apostando muito em que seus clientes estejam dispostos - e capazes - a aceitar os custos de se tornarem ecológicos.

A empresa disse que gastará US$ 1,31 bilhão nos próximos 20 anos para garantir que seja neutra em carbono até 2040, 10 anos antes da meta do governo do Reino Unido para o país como um todo. O anúncio aprimora seu perfil como líder em governança corporativa sustentável, que, reconhecidamente, não foi capaz de reverter declínios graduais a longo prazo na participação de mercado.

"Somente quando a trajetória do aquecimento global desacelerar para um máximo de 1,5 graus, todos saberemos que podemos realmente viver bem por menos, agora e no futuro", disse o executivo-chefe Mike Coupe em comunicado.

As ações da Sainsbury subiram 0,4% às 7h30 da manhã em um dia em que o FTSE 100 estava amplamente estável, lambendo suas feridas após uma queda acentuada na segunda-feira devido a temores sobre o coronavírus chinês. O índice de referência Euro Stoxx 600 caía 0,1% e o alemão DAX caía 0,2%.

A Sainsbury investirá o dinheiro em tudo, desde tornar os refrigeradores das lojas e a iluminação mais eficientes em termos de energia até substituir as embalagens plásticas, usar vans e caminhões de baixo carbono em sua frota de entregas e otimizar o uso da água.

Para os investidores, o anúncio levanta duas questões: a empresa pode repassar os custos extras aos consumidores sem sacrificar a participação de mercado ou as margens de lucro? E será recompensado com uma avaliação mais alta pelas fileiras crescentes de investidores institucionais que estão sob pressão para desviar mais de seus ativos sob gestão para empresas administradas de maneira sustentável?

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Os custos são incrementais. A média de 50 milhões de libras por ano das iniciativas anunciadas é menos do que o dobro dos 26 milhões anuais que desembolsou na última década. Os 24 milhões extras que incorrerão no futuro representam cerca de 4,5% da receita operacional no ano passado. Se quiser manter margens, terá que fazer alguns esforços não negligenciáveis. No entanto, ele tem pelo menos o conforto de ter provocado perdas de participação de mercado no último ano:a Kantar Worldpanel colocou sua participação em 16% no feriado de Natal, uma queda de apenas 0,1% em relação ao ano anterior.

Quanto à forma como os investidores veem a mudança, o principal problema que a Sainsbury tem é o setor e o país em que está operando. O varejo de supermercado do Reino Unido é notoriamente competitivo e a confiança do consumidor, após um salto no final do ano passado, terá que superar a persistente incerteza sobre o futuro pós-Brexit para a economia do Reino Unido em 2020.

É evidente que apenas seis dos 17 analistas que cobrem as ações da Sainsbury têm uma recomendação de compra ou excesso de peso, de acordo com os dados de Dow Jones. Compare isso com uma proporção de 14 em 20 para a LafargeHolcim, o maior participante da Europa em uma indústria de cimento responsável por quase tantas emissões de dióxido de carbono quanto os automóveis de passageiros na UE.

Uma reportagem do Financial Times citou na segunda-feira a casa de pesquisa do Reino Unido Redburn como rebaixador da LafargeHolcim e da HeidelbergCement da Alemanha (DE:HEIG), devido às expectativas de aumentos acentuados nos preços do carbono na UE. Nenhuma das empresas apresentou desempenho inferior a um mercado mais amplo, focado em preocupações mais imediatas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.