Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Telefônica Brasil foca em GVT; vê consolidação como forma de racionalizar setor

Publicado 14.10.2014, 14:32
Telefônica Brasil foca em GVT; vê consolidação como forma de racionalizar setor
TLIT
-
TEF
-
TIMS3
-
VIVT3
-

SÃO PAULO (Reuters) - A Telefônica Brasil está concentrada no processo de aquisição da operadora de banda larga GVT e vê o processo de consolidação do setor no país como uma forma de dar racionalidade ao mercado, afirmou o presidente-executivo da companhia, Antonio Carlos Valente.

"O que desejamos é que o mercado seja racional, para atender as demandas da sociedade, mas que tenha sustentabilidade", disse o executivo a jornalistas durante a feira de telecomunicações Futurecom.

A Telefônica Brasil vem sendo citada há meses pelo mercado como uma das companhias que poderia fazer oferta em conjunto com outras operadoras pela TIM Participações. Em agosto, a Oi, anunciou a contratação do banco BTG Pactual para ajudá-la em uma eventual oferta de aquisição da TIM.

Perguntado sobre se a Telefônica Brasil já foi contatada pelo BTG sobre interesse em uma oferta pela TIM, Valente respondeu negativamente. "Eles não entraram em contato com a Telefônica no Brasil."

"Nosso assunto no Brasil é a GVT. Nosso foco é esse", disse o executivo. A Telefônica espera concluir a aquisição da operadora até meados do próximo ano. Mais cedo, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que a operação deverá ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Fechada em setembro, a compra da GVT pela Telefónica foi baseada em uma operação de cerca de 22 bilhões de reais. Valente lembrou que o negócio envolveu aumento de capital e que a Telefônica Brasil apresenta atualmente baixo nível de endividamento.

Segundo ele, algumas operadoras por vezes têm promovido no Brasil ofertas que "pecam um pouco em racionalidade". Ele não citou nomes, mas afirmou que a consolidação do setor é uma das formas de o mercado "ser racional".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Valente afirmou ainda que o mercado brasileiro atravessa momento extremamente desafiador, com concorrentes fortes, mas sendo um dos poucos setores da economia que não tem conseguido repassar a alta da inflação aos consumidores.

Na avaliação do executivo, a consolidação do mercado brasileiro está inserida em um contexto global em que as operadoras estão tendo de lidar com forte necessidade de aumento nos investimentos em rede uma vez que o uso de serviços de dados passa por grande aceleração entre os usuários.

"Esse crescimento explosivo exige investimento e operadoras menores acabam ficando incapazes de atender a essa demanda", disse Valente. Perguntado se outro movimento de consolidação poderia ocorrer ainda este ano ou no próximo, o executivo respondeu que "o que podemos olhar um pouco adiante é que esse processo (de aumento de demanda por dados e investimentos em rede) só vai acelerar".

(Por Alberto Alerigi Jr. e Brad Haynes; Edição de Cesar Bianconi e Luciana Bruno)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.