Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Tenda reduz prejuízo a R$19,6 mi no 4º trimestre

Publicado 14.03.2024, 20:04
© Reuters.

Por Patricia Vilas Boas

(Reuters) - A construtora Tenda (BVMF:TEND3) reduziu seu prejuízo líquido consolidado para 19,6 milhões de reais no quarto trimestre do ano passado, após perdas de 23,8 milhões nos três meses anteriores e de 155,1 milhões no último trimestre de 2022, mostrou balanço divulgado nesta quinta-feira.

A marca Tenda, principal negócio da construtora, apurou lucro líquido de 2,9 milhões de reais nos meses de outubro a dezembro de 2023, revertendo resultados negativos tanto no trimestre imediatamente anterior quanto um ano antes.

A Alea, divisão de casas pré-fabricadas da construtora, no entanto, viu seu prejuízo ser elevado no período ante o trimestre anterior a 22,6 milhões de reais, mas um pouco menor que no último trimestre de 2022.

O diretor financeiro da companhia, Luiz Mauricio Garcia, classificou 2023 como o "ano da virada" para a Tenda, que continuará focada no segmento de menor renda este ano.

"Para 2024, nossa prioridade continua sendo que a Tenda volte a ser exemplo de eficiência e rentabilidade no segmento de habitação popular no Brasil", afirmou o executivo em relatório de resultados. Também disse que prevê tornar a Alea rentável a partir de 2025.

Garcia expressou otimismo em relação às oportunidades e desafios decorrentes do lançamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Futuro e da regulamentação do Regime Especial de Tributação (RET) de 1% para empreendimentos da faixa mais baixa do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

A receita líquida consolidada da construtora subiu 19,6% no quarto trimestre na base anual, para 754,9 milhões de reais.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado somou 47,3 de reais no período, versus um resultado negativo de 54,2 milhões de reais no último trimestre de 2022. A margem Ebitda ajustada ficou em 6,3%, de -8,6% um ano antes.

As vendas líquidas do grupo totalizaram um valor geral de vendas (VGV) de 842,4 milhões de reais no trimestre, aumento de 25% ano a ano, enquanto os lançamentos somaram VGV de 1,15 bilhão de reais, alta de 52,4% na mesma comparação, com 21 empreendimentos lançados no período.

A construtora anunciou também suas projeções para 2024, esperando margem bruta ajustada entre 29%-31% para Tenda e 9%-11% para Alea, além de vendas líquidas de 3,2 bilhões a 3,5 bilhões de reais para Tenda e de 400 milhões a 500 milhões de reais para Alea.

A empresa também previu Ebitda ajustado positivo entre 375 milhões e 425 milhões de reais para a marca Tenda, e, para a marca Alea, por sua vez, resultado negativo de 50 milhões a 30 milhões de reais.

Últimos comentários

Novo Follow-on em breve !
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.