Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Testemunha de caso Wirecard admite culpa de fraude, mas culpa ex-presidente

Publicado 19.12.2022, 16:11
Atualizado 19.12.2022, 16:15
© Reuters.

Por Christina Amann

MUNIQUE (Reuters) - A principal testemunha de acusação no maior julgamento de fraude da Alemanha admitiu culpa nesta segunda-feira em um golpe que levou ao colapso da Wirecard (LON:0O8X), mas disse que a empresa era uma "fraude" desde o início com o ex presidente-executivo Markus Braun em seu núcleo.

Oliver Bellenhaus, chefe da subsidiária da empresa em Dubai, tornou-se uma testemunha-chave no caso depois de se entregar às autoridades alemãs em 2020.

Bellenhaus está sendo julgado junto com Braun, que nega irregularidades e acusa gerentes de alto escalão de executarem uma operação paralela sem seu conhecimento na extinta empresa de tecnologia de pagamentos.

Os executivos enfrentam acusações de fraude e manipulação de mercado e, se condenados, podem pegar até 15 anos de prisão.

Florian Eder, advogado de Bellenhaus, disse que a cooperação de seu cliente deve resultar em uma "redução muito significativa" em sua sentença.

No início do julgamento no início deste mês, os promotores acusaram os réus de fazer parte de um grupo que criou grandes somas de receita fantasma por meio de transações falsas com empresas parceiras para enganar bancos e investidores.

Os promotores disseram que a falsificação permitiu que os gerentes desviassem dinheiro da Wirecard por anos.

"Pequenas mentiras se tornaram grandes mentiras... Foi uma fraude desde o início", disse Bellenhaus ao tribunal, dizendo que lamentava profundamente seu envolvimento e os danos causados.

Em depoimento na semana passada, os advogados de Braun alegaram que Bellenhaus foi o principal mantenedor da fraude na empresa, que começou a processar pagamentos por pornografia e jogos de azar online e se tornou uma empresa listada na bolsa de valores da Alemanha com valor de mercado de 28 bilhões de dólares.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Fundada em 1999 e com sede no subúrbio de Aschheim, em Munique, a Wirecard tornou-se uma peça de destaque para um novo tipo de empresa de tecnologia alemã que poderia competir com os titãs estabelecidos na maior economia da Europa.

Mas depois de pressionar as autoridades alemãs para investigarem aqueles que estavam examinando suas finanças, a empresa acabou sendo forçada a admitir em junho de 2020 que faltava 1,9 bilhão de euros em seu balanço.

Um veredicto não é esperado, no mínimo, antes de 2024.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.