Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

TJ-SP acata pedido de SulAmérica contra Certa Hospital Dia que realizava 'reembolso assistido'

Publicado 09.08.2023, 14:41
Atualizado 09.08.2023, 18:11
© Reuters TJ-SP acata pedido de SulAmérica contra Certa Hospital Dia que realizava 'reembolso assistido'

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) acatou, em decisão liminar, o pedido da SulAmérica (BVMF:SULA11) para que o Certa Hospital Dia se abstenha de realizar o serviço de "reembolso assistido", prática usada em fraudes contra os planos de saúde.

Na decisão, a prestadora de saúde fica proibida de solicitar login e senha dos beneficiários e de realizar pedidos de reembolso em nome dos usuários, sob pena de multa de R$ 500 por acesso indevido.

A decisão obriga a prestadora a arquivar o comprovante de desembolso das despesas em toda e qualquer solicitação de reembolso, sob pena de ser lícito à autora recusar o reembolso.

Além disso, a justiça autoriza a SulAmérica a negar reembolso quando constatada qualquer das irregularidades noticiadas, sem que isso lhe cause prejuízo, e determina a suspensão de pontuação em sede de NIP (espécie de ranking baseado nas reclamações sobre operadoras de saúde) relacionada aos reembolsos já apresentados e outros que venham a ser apresentados por procedimentos e/ou eventos realizados em tais circunstâncias pelo hospital.

A decisão responde a mais uma ação entre as diversas feitas por operadoras de saúde contra clínicas e laboratórios não credenciados em suas redes que realizam o "reembolso assistido".

O serviço é vendido como um auxílio ao beneficiário mas que, na realidade, propõe aos pacientes a prestação médica sem desembolso prévio, como acontece como prestadores credenciados à rede da operadora.

"A urgência é notória e decorre dos efeitos negativos que tais reembolsos supostamente indevidos geram ao fundo mútuo de beneficiários e à operação da autora", afirma a liminar.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A fala se refere à ideia de que as fraudes geram prejuízo aos beneficiários, uma vez que o sistema de seguro de saúde funciona por meio do mutualismo, e um aumento expressivo nos custos das operadoras é refletido em ajuste dos preços dos planos. Os custos com reembolsos, principal ferramenta para as fraudes, registraram aumento de 90% desde 2019.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.