Total deixa maior lobby petrolífero dos EUA por divergências sobre o clima

Total deixa maior lobby petrolífero dos EUA por divergências sobre o clima

Reuters  | 15.01.2021 16:35

Total deixa maior lobby petrolífero dos EUA por divergências sobre o clima

Por Ron Bousso

LONDRES (Reuters) - A francesa Total se tornou nesta sexta-feira a primeira grande empresa global de energia a deixar o principal lobby da indústria de óleo e gás dos Estados Unidos por divergências em relação às políticas climáticas e ao apoio do grupo à flexibilização de regras de exploração.

A Total disse que não vai renovar seu status de membro do Instituto Norte-Americano de Petróleo (API, na sigla em inglês) em 2021, após uma revisão das posições climáticas do lobby, que foram descritas como apenas "parcialmente alinhadas" com as da Total.

A saída da empresa do API, o mais poderoso grupo de lobby de óleo e gás dos EUA, ocorre antes de mudanças radicais nos rumos políticos norte-americanos, com o presidente eleito Joe Biden prometendo combater as mudanças climáticas e levar o país a emissões líquidas zero até 2050.

O movimento pressiona as concorrentes europeias da Total, a BP e a Shell, a seguir o exemplo, após resistirem à medida no passado.

Ele também ressalta a diferença cada vez maior entre as principais companhias de energia da Europa, que no ano passado aceleraram seus planos para reduzir emissões e ampliar os negócios em energias renováveis, e as rivais norte-americanas Exxon Mobil (NYSE:XOM) e Chevron, que têm resistido arduamente à pressão de investidores pela diversificação dos negócios.

A Total disse que está deixando o API devido ao apoio do grupo industrial, no ano passado, à reversão das regulamentações dos EUA sobre as emissões de metano --um potente gás de efeito estufa--, além de visões divergentes sobre como determinar o preço do carbono, algo visto como fundamental para a redução das emissões, e a falta de apoio do lobby aos subsídios a veículos elétricos.

"Como parte de nossa ambições climáticas tornadas públicas em maio de 2020, estamos comprometidos em garantir, de forma transparente, que as associações setoriais das quais fazemos parte adotem posições e mensagens alinhadas às do grupo no combate à mudança climática", disse o presidente-executivo da Total, Patrick Pouyanné.

O API é reconhecido por suas práticas de segurança na indústria, que são consideradas os padrões globais. No passado, petroleiras europeias apontaram o papel na formulação de padrões industriais como motivo para que seguissem no grupo.

O grupo agradeceu à Total por sua adesão, mas observou que não apoia subsídios para a energia, afirmando que eles distorcem os mercados.

"Acreditamos que os desafios ambientais e energéticos do mundo são grandes o suficiente para que muitas abordagens distintas sejam necessárias para resolvê-los, e nos beneficiamos de uma diversidade de pontos de vista", disse o API.

BP e Shell não estavam imediatamente disponíveis para comentários. Em nota, a norueguesa Equinor disse que até o ano passado seguia membro do API, apesar de algumas divergências em relação às políticas climáticas, mas que atualmente está reavaliando suas associações.

(Reportagem de Ron Bousso, Matthew Green e Shadia Nasralla em Londres, Nerijus Adomaitis em Oslo e Valerie Volcovici em Washington)

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.